![]() |
![]() |
DA REDAÇÃO (MG) - Pela segunda vez, o ator manhuaçuense Leonardo Horta participou de um dos seminários práticos de teatro mais concorridos do mundo, o “Konstantin Stanislavsky and Mikhail Chekhov Today”, realizado este ano em Valka, na Letônia. Atualmente, Leonardo Horta integra a Companhia Lúdica dos Atores, com sede em Belo Horizonte. Ele foi convidado especialmente pelo russo Mikhail Chumachenko e pela produtora do festival Alla Zorina, com o objetivo de continuar os trabalhos iniciados em 2012 em Moscou.
Este ano, o seminário teve participantes da Rússia, Ucrânia, Letônia, Lituânia, Estónia, Hungria, Alemanha, Dinamarca, Inglaterra e Brasil.
Leonardo Horta ficou quinze dias no seminário. Segundo o ator, “é um valioso processo de pesquisa para cada participante, que vai permitir a formatação de uma oficina para dividir as experiências no Brasil”. Este ano, o seminário foi parte do “Light Border”, o projeto de Teatro Internacional entre a Letônia, Estónia e Rússia.
“O seminário fui ótimo. Ficamos orgulhosos de participar e representar bem o Brasil. Havia pessoas de dez países, mas fomos os únicos atores de outro continente. Trabalhamos com dois geniais diretores de teatro, conhecidos no mundo todo. Eu considero que o aprendizado foi acima do esperado”, conta.
Leonardo Horta trabalha também para que a Companhia Lúdica dos Atores possa trazer o espetáculo para Manhuaçu. “Estamos trabalhando para que possamos fazer uma temporada do nosso espetáculo ‘Palhaços’ na cidade”, detalha.
No encerramento do seminário, o ator manhuaçuense foi convidado para outro encontro internacional, em 2015, na Escócia.
CARREIRA
Leonardo Horta, natural de Manhuaçu, é ator profissional formado pela oficina de qualificação profissional do Projeto Arena da Cultura. Acumula em sua formação vários cursos livres de teatro, entre eles: Teatro Escola Macunaíma e Espaço Cênico Escola de Teatro.
Seus principais trabalhos são: “Glaura”, com direção de Wilmar Silva, “A Fábrica de Brinquedos”, com direção de Rick Alves, “Dramas de Nelson", com direção conjunta da Cálida Cia. de Teatro, “Bodas de Sangue”, com direção de João Oliveira, e “O Palhaço Chorão”, com direção de Kalú Araújo.
Atualmente integra o elenco de "Trabalhos de Amor Perdidos", da Companhia Lúdica dos Atores.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com