Portal Caparaó - Projeto Polícia Cidadã mobiliza Reduto
Geral

Projeto Polícia Cidadã mobiliza Reduto

24/09/2013

REDUTO (MG) -  A Delegacia de Crimes contra a Mulher, em parceria com vários segmentos do município de Reduto realizou neste domingo, 22, o projeto "Polícia Civil Cidadã", que tem o objetivo de aproximar a sociedade com  a instituição, para conhecer toda a estrutura que é oferecida para garantir às pessoas mais segurança. Além do projeto, os organizadores do evento também agregaram o 2o passeio ciclístico da primavera, que  reuniu dezenas de participantes.

A abertura do evento contou com a presença dos organizadores, Banda de Música do 11º BPM, Guarda Mirim de Vila Nova/Manhuaçu (Instituto Caminhar) e a população redutense, que teve uma participação singular durante todo o dia, por considerarem fundamentais todas as ações.
 
À população foram oferecidos serviços para a confecção de Carteira de Identidade, corte de cabelo, embelezamento, massagem,limpeza facial, produtos artesanais, orientação quanto a crimes sofridos por adolescentes (Conselho Tutelar e Comissário de Menores da Comarca de Manhaçu) amostra de produtos artesanais, preservação e doação de mudas nativas (Polícia Militar de Meio Ambiente),Banda do Centro de Apoio à Família (CAF),CREAS, CRAS, Banda do 11º BPM e festival de música, com a  participação dos alunos da Escola Estadual Carlos Nogueira da Gama. 
 
 
O passeio ciclístico também foi um ingrediente importante, pois os participantes contirbuíram com  a doação, totalizando 1 tonelada de alimentos, que foi doada para a Pastoral da Criança de Reduto.
 
Para Rubens Ferreira Pimentel, o evento trouxe uma grandiosidade relevante, onde as pessoas puderam participar e atribuir aos outros a dignidade, o carinho, a aproximação.Ele conta que, devido a carência de evento que mobiliza as pessoas para o trabalho voluntário, o projeto Polícia Civil Cidadã e o passeio ciclístico  trouxeram a população para a praça central. "Conseguimos arrecadar 1 tonelada e, isso nos trouxe muita felicidade. E a parceria foi fundamental e, aqui em particular, agradeço ao vereador, Eduardo Romeiro", ressalta um dos organizadores Rubens Pimentel.
 
O vereador Eduardo Romeiro ficou tão maravilhado com o evento, que na próxima reunião da Câmara Municipal estará apresentando um projeto de Lei, com todo o cronograma apresentado no evento, para que possa fazer parte do calendário das realizações em Reduto.  Reconheceu ainda que, a parceria estabelecida com a delegada Lujan Pinheiro, Marinez Bragança, Net King Cole, Carina e outros segmentos e parceiros foi fundamental para o bom resultado. "A população redutense está feliz e, nós, enquanto organizadores estamos muito felizes também . "Ser voluntário é fundamental, para que possamos mudar a mentalidade de cada um",relata Eduardo Romeiro. 
 
Planejamento da Delegacia de Mulheres
 
Todo o planejamento para  a realização do projeto "Polícia Civil Cidadã" foi da Delegacia de Mulheres,que tem como titular a delegada Lujan Pinheiro e a participação do investigador Net King Cole, escrivã Carina, Lidiane Santiago(escrivã) além da equipe do Setor de Identificação formada por Sandra (coordenadora), e os identificadores Sebastião Ambrósio e Zequinha.
 
Segundo Dra. Lujan Pinheiro, o evento teve resultado positivo devido ao empenho de todos que abraçaram a causa nobre, que objetiva levar cidadania às pessoas. Ao falar  sobre as ações, a delegada não conseguiu esconder seu otimismo, seu esforço para concretizar suas ideias. Em junho aconteceu em Matipó e, agora em Reduto com ações voltadas à comunidade.  "Foi todo um trabalho e, a equipe ligada à Delegacia de Mulheres abraçou com garra e determinação o projeto voltado para a comunidade. Todos são parceiros e determinados, para  fortalecer as ideias e vínculos para praticarmos todos os dias a cidadania", destaca a delegada Lujan Pinheiro.
 
A coordenadora do Comitê do Voluntariado, Marinez Bragança também ficou feliz. Ao falar do projeto " Polícia Civil Cidadã", Marinez Bragança diz que a felicidade é presente ao ver as pesoas participando."Para nós, que acreditamos no verdadeiro exercício da cidadania, buscamos o envolvimento de toda a sociedade", considera Marinez Bragança.
 
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.