![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
MUTUM (MG) - Tradicional em Mutum, a Fanfarra São Manuel, da Escola Dionysio Costa, mantem a tradição musical e incentiva novos talentos no meio estudantil. Esse ano, durante o Desfile da Independência, foi um dos grandes destaques.
A corporação musical marcou a história de muito moradores de Mutum e por isso ela reúne amigos e amantes das fanfarras até hoje, encantados e marcados pelas lembranças.
Neste ano, o desfile da Independência (fotos) reuniu escolas municipais e estaduais, a APAE de Mutum, a guarda-mirim sob o comando do policial demeio Ambiente, Samuel Celos de Lima, e a participação de vários integrantes. A fanfarra São Manuel de Mutum pertence à Escola Dionysio Costa.
Segundo Cristiano Marchesini, um dos voluntários no trabalho de organização, ele, Adonis Pereira, Jader Gomes e Jadiane Guilherme Rodrigues se empenharam e trabalharam para que a apresentação ficasse bem agradável. Além disso, a apresentação no desfile deste ano teve a presença de quatro alunos e o maestro Leonardo Oliveira da Banda de Música Mutuense.
Os ensaios da fanfarra começaram em abril. Ela sempre se apresenta na festa do padroeiro, São Manuel, no dia 17 de junho.
Segundo Cristiano, a musicalidade traz disciplina, onde o aluno fica mais organizado, disciplinado nos seus horários, passa a ouvir e falar mais, além de ser uma pessoa mais crítica. Isso faz com que ele se torne um aluno mais atuante na escola. Para ele, a fanfarra São Manuel faz parte do patrimônio cultural de Mutum.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com