Portal Caparaó - Chuva provoca inundações e deixa Manhuaçu em alerta
Geral

Chuva provoca inundações e deixa Manhuaçu em alerta

12/12/2013 - Atualizado em 12/12/2013 10h08

Rua Olímpio Vargas, próximo a ponte da Tinauto

Rua Olímpio Vargas, perto da Adega Espaço Livre

Alameda Eloy Werner com BR-262, antigo posto Pipas

BR-262, em frente ao antigo DNER

Avenida Getulio Vargas no Coqueiro durante alguns minutos

Avenida Centenário, em frente a Igreja Batista

Ponte da rua Luis Cerqueira, Centro de Manhuaçu, por volta de 7:30 desta quinta

Avenida Barão do Rio Branco, esquina da Casa Leitão

 
 

MANHUAÇU (MG) - A chuva forte num intervalo de cerca de duas horas, na noite desta quarta-feira, 11/12, provocou vários problemas em bairros de Manhuaçu. Por conta do grande volume de água, o nível do rio Manhuaçu subiu rapidamente e assustou moradores das regiões ribeirinhas.

Em geral, a chuva concentrada (muita quantidade em pouco tempo) gerou inundações foi por conta dos bueiros e da rede de escoamento que não comportou. Algumas ruas nem possuem rede pluvial. O efeito foi imediato no rio Manhuaçu, dentro da cidade, mas durante a madrugada um intervalo sem chuvas amenizou o drama.

ALAGAMENTOS

Em várias partes de Manhuaçu houve problemas de escoamento da grande quantidade de água, portanto, causando alagamentos que duraram cerca de uma hora. É o reflexo da falta de escoamento.

Nas ruas paralelas ao rio Manhuaçu, toda água que desceu dos bairros foi se acumulando provocando pequenas inundações nos locais mais baixos, como Avenida Getúlio Vargas no Coqueiro, Professor Juventino Nunes (perto da Honda), Francisco Fialho (Baixada).

Na região do antigo parquinho, Praça Martins Fraga, a água não teve vazão e ainda o rio Manhuaçu passa muito próximo a um trecho da rua. Moradores tiveram casas inundadas e fecharam a rua para evitar problemas em veículos. Os carros tiveram que contornar pelo bairro Sagrada Família.

“O temporal foi muito rápido. Tivemos um dia de chuva e tudo, mas começou a chover muito forte por volta de 10 horas e de repente a água começou a alagar tudo aqui. Não dá para passar”, contou um dos moradores que ajudava a sinalizar para os carros retornarem.

Na avenida Melo Viana e na Centenário, o córrego Coqueiro Rural, que passa perto da delegacia, chegou a transbordar também pelo problema do escoamento.

A mesma reclamação foi gerada na região do bairro Bom Jardim, onde um córrego transbordou novamente e inundou algumas casas.

Tormento constante é o córrego Pouso Alegre na rua do Triângulo. O trecho transborda deixando moradores assustados e levando prejuízos.

A dimensão do problema é percebida de forma mais intensa no acesso do bairro Alfa Sul, na esquina do antigo posto Pipa´s (Posto Cidade Nova). A enxurrada que descia pela Alameda Eloy Werner fazia ondas e retornava pela rede pluvial. A água tomou conta da pista da BR-262, obrigando motoristas a desviarem pela contramão.

RIO MANHUAÇU ESTÁ CHEIO

O efeito de tanta chuva foi imediato. Por volta de 23:30, moradores estavam assustados com o tanto que o nível do rio Manhuaçu subiu. Na ponte da rua Luís Cerqueira, a mais baixa no Centro da cidade, um comerciante comentou. “Eu passei um pouco antes da chuva e estava cheio, quando voltei agora fiquei assustado. Resolvi tirar algumas coisas da loja de uma vez”, afirmou.

Em muitos locais, especialmente garagens ou depósitos embaixo das casas na região que margeia o rio, moradores e comerciantes se anteciparam retirando veículos e objetos mais pesados.

Apesar do susto, as águas do rio Manhuaçu não chegaram a tomar ruas. Moradores tiveram que ficar alertas e continuam acompanhando novas chuvas.

Infelizmente, quem mora nessas regiões tem experiência e acompanha esse mesmo drama em todo o período chuvoso.

A previsão é de chuva em Manhuaçu e nas cidades vizinhas nesta quinta-feira.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.