Portal Caparaó - Funcionários do HCL reivindicam reajuste
Geral

Funcionários do HCL reivindicam reajuste

29/01/2014

MANHUAÇU (MG) - Em assembleia realizada na noite de segunda, 27/01, os funcionários do Hospital Cesar Leite demonstraram indignados com a falta de interesse para a negociação salarial, entre a diretoria e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviço de Saúde de Manhuaçu.

A diretoria do sindicato manifestou o interesse para iniciar a negociação em 14 de novembro do ano passado, demonstrando o que os funcionários estavam pleiteando. Desde o início, a categoria assinalou que o aumento de 12% seria uma reivindicação considerável se comparado com o aumento da cesta básica, o aluguel e outras coisas principais para viver com dignidade.

Durante a reunião, os funcionários questionaram também quanto a possibilidade da alimentação ser oferecida pelo Hospital Cesar Leite. Eles demonstraram total insatisfação devido a defasagem salarial, que está trazendo consequência financeira a vários trabalhadores, que desdobram para vencer até o final do mês. Outros dizem que estão chegando ao valor de um salário mínimo.

O Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviço de Saúde de Manhuaçu, João Guilherme Filho detalha que será estabelecido diálogo junto a diretoria do Hospital Cesar Leite a partir da assembleia, para que haja um acordo que satisfaça a categoria, que está sufocada com a defasagem salarial. O sindicato, que representa os trabalhadores na área da saúde celetista de Manhuaçu está cumprindo o que é determinado por lei, discutindo a pauta e apresentando a reivindicação da categoria.

Além da reivindicação de 12% de aumento, eles lutam para a manutenção das conquistas adquiridas em anos anteriores, como adicional noturno em torno de 50%, hora extra e outras vantagens consideráveis. "As diretorias do sindicato e HCL sentaram à mesa, para discutir a situação e a reivindicação dos funcionários. A informação é de que o HCL está passando por uma crise financeira difícil e, por isso não poderia dar o reajuste. Ofereceu 0,0% de aumento e, a categoria ficou revoltada”, destaca João Guilherme Filho.

Segundo João Guilherme, a insatisfação dos funcionários foi uma questão inevitável por entenderem que é um descaso com os trabalhadores na área de saúde. A entidade que representa os funcionários estará informando a diretoria do HCL, que todos estão perplexos com o que foi oferecido, simbolizando verdadeiro descaso diante do que foi reivindicado desde novembro passado.

AGUARDANDO CONTRAPROPOSTA

Ficou acertado entre os funcionários e a diretoria do Sindicato, que há a necessidade de sentar novamente à mesa com a diretoria do Hospital Cesar Leite, discutir uma nova proposta e mostrar que a indignação é total. O Presidente do Sindicato, João Guilherme Filho diz que a entidade pretende negociar e negociar, conforme ficou determinado em assembleia. "Creio na idoneidade da administração do HCL e, que o provedor será sensível com a situação dos funcionários.

Pedimos a compreensão da população, caso ocorra uma paralisação. Creio no bom senso da diretoria e da população e, ainda queremos que todos participem, ajudem, já que alegam que a situação do Hospital Cesar Leite é muito difícil", ressalta João Guilherme Filho.

Ronildo Miranda - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.