Portal Caparaó - Polícia capixaba apresenta suspeito de matar prefeito
Segurança

Polícia capixaba apresenta suspeito de matar prefeito

29/01/2008 - Atualizado em 31/01/2008 12h53

A Polícia Civil apresentou, na tarde desta segunda-feira (28), o suspeito de ser o executor do assassinato do prefeito do município mineiro São Francisco do Glória, Gilberto Souza e Silva (DEM). O lavrador Adelair Siqueira da Silva, 47, foi detido na manhã da última sexta-feira (25), em Água Doce do Norte.

Segundo o titular da delegacia de Piúma, delegado Milton Sabino, depoimentos de moradores do município mineiro, colhidos pela polícia capixaba, reforçam a tese de crime político. Milton Sabino salientou que tanto adversários quanto pessoas próximas ao prefeito estão sendo investigadas. “Esta linha está sendo investigada, se os políticos são da situação ou da oposição”, afirma.

O piloto da motocicleta usada no assassinato também foi identificado e, segundo o delegado, é de Minas Gerais. O secretário de Segurança Pública, Rodney Rocha Miranda, acredita que o crime será esclarecido em menos de 30 dias.

“O segundo executor está praticamente identificado. Em relação ao mandante, as investigações também estão bem encaminhadas e eu acredito que antes do término da primeira prisão temporária, que é de 30 dias, nós estejamos com tudo esclarecido e a polícia civil terá condições de pedir a prisão preventiva de todos os envolvidos”.

Na casa de Adelair foram encontradas sete espingardas, um revólver calibre 38, uma garrucha calibre 22, além de munição. O lavrador é acusado de outros quatro homicídios e, junto com as armas, a polícia encontrou recortes de jornais referentes aos crimes.

A polícia vai encaminhar o revólver para exame de balística, para verificar se é a mesma arma utilizada no crime. O pistoleiro, segundo a polícia, não conhecia o prefeito, o que teria facilitado a aproximação. Adelair não confessou o crime e manteve-se em silêncio.

O crime

O prefeito Gilberto Souza tinha 44 anos e foi assassinado na noite do último dia 13, um domingo, quando estava em um bar na orla do balneário de Piúma, Sul do Espírito Santo. Gilberto Souza foi assassinado com quatro tiros na cabeça à queima roupa. O homicídio ocorreu por volta das 21h e foi cometido por um homem que estava de carona em uma moto.

Gilberto Souza e Silva estava de férias no litoral capixaba na companhia da esposa, dois filhos pequenos e parentes. O democrata deixou a esposa Elizabeth Helena Souza e Silva, 26, e dois filhos: uma menina de um ano e quatro meses e um menino de três anos. O prefeito é natural do município de São Francisco do Glória. Este foi o primeiro mandato dele que era formado em engenharia civil.

 

FERNANDA ZANDONADI - fzandonadi@redegazeta.com.br - Gazeta Online - 29/01/08 - 07:41

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.