Portal Caparaó - Biblioteca Móvel Itapemirim está no centro de Manhuaçu
Entretenimento

Biblioteca Móvel Itapemirim está no centro de Manhuaçu

11/02/2008 - Atualizado em 13/02/2008 15h01

Além de os moradores terem acesso gratuito a mais de mil livros de diversas áreas de interesse, poderão participar de diversas atividades lúdicas. O horário de funcionamento é das 9h às 17h e pode ser visitada por pessoas de qualquer idade. A entrada é franca.

A biblioteca circulante, estruturada em um ônibus adaptado, tem como objetivo promover o incentivo à leitura e a disseminação da informação para os mais diversos públicos: moradores de centros urbanos, periferias e zonas rurais. Além disso, capacita, na prática, profissionais para criação ou revitalização de bibliotecas fixas.

São desenvolvidas várias atividades na Biblioteca Móvel Itapemirim, como: empréstimo de livros, leitura local, teatro de fantoches, hora do conto, oficinas lúdicas, projeção de filmes, jogos interativos, apresentações culturais de grupo locais e capacitação de multiplicadores.

O projeto pedagógico foi desenvolvido pela profª Walda Antunes, doutora em educação e mestre em planejamento bibliotecário. Além da seleção e do tratamento do acervo, a profª. Walda desenvolveu os cursos de capacitação que atende às necessidades da equipe que acompanha a Biblioteca pelo país. Os monitores locais, potenciais disseminadores da leitura, têm a oportunidade prática de conhecer o funcionamento de uma biblioteca.

O projeto tem parceria da Maurício de Sousa Produções cujos personagens mundialmente conhecidos viajam com a biblioteca e com certeza ajudam a conquistar crianças, jovens e adultos para a experiência da leitura.

O grupo Itapemirim, há cerca de dois anos, vem desenvolvendo esse projeto com seriedade e responsabilidade, identificando e contratando profissionais capacitados para cuidar de cada detalhe, garantir a sua eficiência e poder apresentar resultados reais e contínuos de incentivo à leitura em todo país.

PARCERIA

Em Manhuaçu, a biblioteca móvel recebe o apoio da Prefeitura Municipal através do Departamento de Cultura. Segundo o diretor Altair Campos Júnior, o objetivo do projeto em Manhuaçu é a inauguração da nova fase da biblioteca pública municipal que volta a funcionar nesta segunda, no primeiro andar da antiga sede da Câmara de Vereadores (Centro) e sob a responsabilidade do departamento.   Carlos Henrique Cruz - 11/02/08 - 13:09 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.