Portal Caparaó - Manhuaçu realiza Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável
Segurança

Manhuaçu realiza Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável

16/02/2008 - Atualizado em 18/02/2008 08h42

Objetivando criar as condições políticas para a construção coletiva e solidária de um Plano do “Brasil Rural que Queremos”, com a afirmação de um projeto estratégico para o meio rural brasileiro que valoriza o protagonismo de homens e mulheres, o Ministério do Desenvolvimento Agrário realizou a 1ª Conferência Nacional do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

O encontro aconteceu em todo o Brasil,para afirmar uma nova visão sobre o desenvolvimento rural, indicar rumos, orientações e posicionamentos sobre os desafios para a construção de um projeto futuro para o Brasil Rural, que seja parte de um novo projeto de desenvolvimento nacional.

Durante as discussões na conferência, os segmentos ligados ao meio rural traçaram diretrizes para ampliar os horizontes e a ousar nas escolhas políticas e sociais a serem feitas.

Numa visão renovada sobre desenvolvimento, os novos elementos são: ampliação da participação social, a universalização dos direitos fundamentais, a distribuição da renda, a soberania nacional, a segurança alimentar e nutricional, a conservação da biodiversidade, a promoção da igualdade de gênero, raça e etnia, o reconhecimento dos direitos das comunidades tradicionais, uma visão ampliada sobre o meio rural, a abordagem territorial e o caráter intersetorial do desenvolvimento.

Discussão ramificada

A plenária nacional do desenvolvimento rural sustentável trouxe vários pontos para serem discutidos entre os participantes. Manhuaçu reuniu 27 municípios para levar as propostas e dinamizar as ações. Sob a coordenação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais(FETAEMG), os temas foram direcionados e trabalhados em grupos para agilizar os trabalhos.

Para o coordenador da 1ª Conferência e diretor do pólo regional da FETAEMG, Aurineide Rodrigues, esse ponto de partida é uma visão mais global e integrada sobre o Brasil Rural que não se limita ao universo composto pela população que reside nas áreas rurais delimitadas ou às atividades agrícolas nelas desenvolvidas.

Por outro lado, é necessária uma visão nova para o desenvolvimento rural, que se defronta com o desafio de consolidar uma percepção mais aprofundada sobre o meio rural, na qual apareça a diversidade de padrões de uso e apropriação dos recursos naturais presentes em cada localidade. Assim é preciso que todos saibam da importância das populações rurais e de suas diversas estratégias de reprodução econômica e social para o desenvolvimento regional.

Aurineide Rodrigues salienta que o próximo passo será a preparação com os delegados escolhidos para a plenária estadual que acontece em abril, e em seguida as diretrizes a serem discutidas na plenária nacional que acontecerá em Olinda-PE. “Nossa preocupação é com a fixação do homem no campo, com todos os mecanismos e condições a partir de uma proposta do governo brasileiro, para garantir uma estrutura eficaz para todos nós”,conclui Aurineide Rodrigues.

Eduardo Satil - 16/02/08 - 08:44 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.