Portal Caparaó - Câmara de Reduto promove reunião itinerante
Política

Câmara de Reduto promove reunião itinerante

05/04/2007 - Atualizado em 10/04/2007 07h34

 

A Câmara Itinerante é um projeto pioneiro no município de Reduto desenvolvido pela Câmara Municipal que tem por objetivo aproximar a comunidade do Legislativo. “Isso faz que os vereadores tenham mais boa vontade e compromisso de trabalhar por esse povo”, avaliou o presidente Eduardo Romeiro ao final do encontro realizado na noite de terça-feira, na região de Jaguaraí.

O encontro foi realizado na sede da Associação de Crocheteiras de Jaguaraí e foi apenas o primeiro. A intenção agora é marcar um encontro com a comunidade de Guarani. Dessa forma, a população, que geralmente não tem acesso às reuniões ordinárias, fica conhecendo um pouco das normas da Câmara. Essa também é a oportunidade para que o eleitor veja a atuação do vereador em que votou e, principalmente, para apresentar suas reivindicações.

Membros e líderes da comunidade ocuparam a tribuna e apresentaram suas propostas, sugestões e reivindicações aos vereadores.

PEDIDOS

A vereadora representante da comunidade Marlene Louback explica que a região de Jaguaraí é composta também pela área das famílias do Córrego dos Fagundes. Segundo ela, em caráter de urgência, a primeira reivindicação na comunidade é a instalação dos serviços 190 e 192. Apesar de contar com telefonia, os números de emergência não funcionam a partir da localidade.

O outro pedido é uma reivindicação antiga. “Precisamos urgentemente de uma creche aqui. As mães precisam ir para a lavoura, principalmente agora na safra do café, e não têm onde deixar os filhos. Essa é a principal necessidade aqui agora. Sabemos que é difícil, mas se tiver boa vontade a prefeitura faz”, afirma Marlene.

Ela também citou que os moradores da região do córrego dos Fagundes apresentaram a reivindicação de construção de três pontes na comunidade. Os locais já foram alvo de indicação da vereadora para a prefeitura. “Tem um lugar que as famílias precisam passar na água por falta dessa travessia”, conta.

AVALIAÇÃO

Segundo Eduardo Romeiro, o principal objetivo deste projeto é incentivar a participação política da população, bem como possibilitar uma maior aproximação entre o legislativo e a comunidade. “Através da Câmara Itinerante, a comunidade tem a oportunidade de levar ao conhecimento dos vereadores as questões que requerem atenção especial e

A continuidade da Câmara Itinerante visa oportunizar à população uma participação mais ativa nas atividades do Legislativo. “Se o cidadão não pode ir até a Câmara, a Câmara vai até ele” anuncia o presidente. Ele ainda garante que a medida está dando certo e avalia a importância da participação dos moradores. “É uma maneira de promover a confraternização e o interesse entre a população e a gestão Municipal e de saber quais são as maiores reivindicações”, ressalta.

O Projeto Câmara Intinerante faz parte de um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pela Câmara Municipal de Reduto, sob a presidência de Eduardo Romeiro, a fim de promover a integração do Legislativo com o município. A idéia é romper barreiras entre o vereador e a sociedade, já que o cidadão desconhece, na maioria das vezes a realidade dos trabalhos desenvolvidos em Plenário. O Projeto visa, também, conscientizar a comunidade da importância de sua participação política, além de apresentar a Câmara Municipal como uma instituição transparente aos olhos do cidadão.

Klayrton de Souza - 05/04/07 - 19:07

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.