Portal Caparaó - Diretor do SAAE fala dos problemas na Júlio Bueno e na Praça 5 de Novembro
Geral

Diretor do SAAE fala dos problemas na Júlio Bueno e na Praça 5 de Novembro

13/01/2015

MANHUAÇU (MG) - Nesta segunda-feira (12), o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), José de Aguiar, fez uma análise das ações realizadas pela autarquia quanto aos serviços de melhorias para o município. José de Aguiar, fez um balanço do andamento da obra na rua Júlio Bueno e o início do reparo do esgoto situado na Praça Cinco de Novembro.

Sobre a obra que deixou a rua Júlio Bueno fechada durante uma semana, José Aguiar afirmou que foi desgastante, tanto pessoal, quanto em relação à própria população. "Porém, é uma obra necessária.  É a terceira vez que mexemos neste local, que mais uma vez sofreu com um rompimento da tubulação, devido ao estacionamento de veículos pesados. Aguardamos a virada do ano para retomarmos os trabalhos de manutenção e retomamos os trabalhos na terça-feira passada, com o intuito de completar o serviço que estava sendo feito".

José de Aguiar acrescentou que foram detectados outros problemas no local. Uma rede de esgoto que vem do bairro Santa Luzia também estava totalmente danificada. A obra, que deveria ser pequena, acabou se tornando maior para sanar os problemas encontrados no local. “O SAAE fez uma parceria com a Secretaria de Obras para conseguir resolver este problema. Hoje, estamos com todas as redes pluviais ligadas, e recompondo o solo de forma a evitar um dano maior. Tivemos que fazer uma estruturação para comportar a rede de água do local, devido ao peso que, normalmente, fica alocado em cima dessa tubulação. Estamos tomando toda a precaução necessária para que os danos não voltem a acontecer no local”.

O diretor do SAAE salientou que é necessário realizar a troca de tubulação da rede pluvial da rua Júlio Bueno, passando pela praça Coronel João Pacheco, e chegando à subida do bairro Petrina. “É uma obra grande, cara e antipática, porque a população vai sofrer as consequências de uma obra desse porte, porém, a complementação deste trabalho é essencial, visto que a rede que compreende estas localidades é muito antiga, e não recebia um fluxo de veículos pesados, como nos dias de hoje”, disse.

A passagem de veículos no local foi liberada nesta segunda-feira, 12/01. “Ainda temos que realizar alguns ajustes nas obras, mas pretendemos liberar a pista até amanhã à tarde. Estaremos realizando uma pavimentação provisória, que irá permitir o acesso dos veículos. Após a finalização das obras, voltaremos a pavimentar o local, através da Secretaria de Obras.

A população de Manhuaçu pode ficar despreocupada quanto ao abastecimento de água, pois apesar do trabalho intenso o abastecimento ainda continua sendo feito. “Na terça-feira passada (06), nós achávamos que a paralisação do sistema iria durar alguns dias. Porém, em algumas horas, nós conseguimos recompor e voltamos a reabastecer a cidade no mesmo dia”, frisou o diretor do SAAE.

REDE DE ESGOTO DA PRAÇA CINCO DE NOVEMBRO

Sobre o entupimento de uma rede de esgoto próxima ao Fórum Desembargador Alonso Starling, José Aguiar informou que a equipe do SAAE já se encontra no local, com o objetivo de buscar a melhor diretriz para o início dos reparos. “Vale destacar que é uma rede esgoto interna, quando o calçadão da praça foi feito, a caixa de passagem ficou no meio do calçadão. Não realizamos o serviço no final de semana porque dependíamos do retorno da empreiteira que realizou a obra, quanto ao material de recomposição daquele pavimento. Hoje, conseguimos uma informação acerca dos materiais que serão utilizados para recompor o local”.

O diretor do SAAE aproveitou para pedir a tolerância da população de Manhuaçu, visto que a autarquia trabalha para sanar os problemas das redes pluviais do município. “Desde já, pedimos a compreensão da população, pois será mais uma obra realizada na cidade. Se tivéssemos um meio de esvaziar o esgoto, de forma temporária, e, consequentemente, realizar a obra no final de semana, causaria menos transtornos. Mas, acredito que não podemos esperar, porque não temos aonde despejar esse esgoto, devemos começar a obra de imediato”, disse.

Com informações da Secretaria de Comunicação

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.