Portal Caparaó - Filme pode contar Guerrilha e o conflito de Serafim Tibúrcio
Entretenimento

Filme pode contar Guerrilha e o conflito de Serafim Tibúrcio

22/03/2008 - Atualizado em 24/03/2008 08h00

Com participação do Professor Cláudio Leitão, Presidente das Faculdades Doctum, Bibiano começou a organizar o projeto “Um conto de pilão de réis”. Através do apoio institucional, o escritor começou reuniões com professor e cineasta Sávio Tarso. O nome do projeto é uma referência à moeda criada por Serafim Tibúrcio no final do século 19, quando decretou a independência da República de Manhuaçu.

Bibiano diz que o projeto ainda está em fase embrionária, mas seu objetivo é contar dois fatos importantes da história da região. “Naturalmente será uma obra ficcional, mas queremos buscar nos acontecimentos as bases para esse roteiro”, afirma. A idéia é criar uma grande produção com os relatos do conflito de 1896, quando foi declarada a República de Manhuaçu, com a famosa Guerrilha do Caparaó, em 1967.

CHE GUEVARA

Apesar de documentos institucionais levantarem a possibilidade de que Ernesto Che Guevara chegou a dar suporte para as ações dos guerrilheiros, Bibiano argumenta que a presença do líder revolucionário servirá para ligar os dois movimentos.

O projeto foi muito bem acolhido pelo Professor Cláudio Leitão. De acordo com o idealizador, a primeira etapa foi justamente uma série de levantamentos sobre a região, principalmente para identificar os locais entre Manhuaçu e a Serra do Caparaó.

“Estamos agora numa fase de levantamentos de informações. Começamos a entrevistar pessoas mais idosas para saber o que elas se recordam dos conflitos de Serafim Tibúrcio e da Guerrilha do Caparaó”, afirma o escritor que tem uma lista de cerca de 30 personalidades, alguns com mais de 90 e até 102 anos.

Bibiano Alex Rocha explica que a idéia é elaborar um projeto com todos os fundamentos históricos desses episódios para que ele seja aprovado no Ministério da Cultura para captação de recursos através da Lei de Incentivo à Cultura.

Carlos Henrique Cruz - Fotos Thomaz Júnior - 22/03/08 - 10:15

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.