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Tele APAE: Sala para autistas recebe materiais

02/04/2015 - Atualizado em 02/04/2015 12h29
 

MANHUAÇU (MG) - Em Manhuaçu, crianças autistas recebem atendimento na APAE. Com apoio das doações do Tele APAE, foram adquiridos novos materiais para reforçar a sala específica para esse serviço.

Uma equipe multiprofissional, composta por assistente social, fonoaudióloga, psicóloga, e terapeuta ocupacional, que desenvolve programa de intervenção em sala específica de integração sensorial e materiais desenvolvidos para atender a necessidade da criança autista. Algumas dessas crianças frequentam a escola regular e fazem parte do programa de inclusão escolar.

De outubro a dezembro de 2014, a APAE Manhuaçu realizou uma campanha através do Tele APAE, para angariar fundos para a construção de um ambiente todo voltado para o atendimento às crianças autistas. “A atenção aos autistas sempre fez parte do plano de atendimento da APAE, mas sempre realizávamos o trabalho em meio às outras especialidades. Então vimos a necessidade de ter um ambiente voltado para as necessidades de cada criança autista”, explica Luiz de Carvalho, Presidente da APAE.

A sala multiprofissional de atendimento da APAE é um diferencial num ambiente totalmente reformulado e voltado especialmente para os autistas com atividades que irão auxiliá-los em um melhor desempenho no ensino formal, bem como a desenvolver maior independência e autonomia na vida diária. Essas atividades envolvem linguagem, integração sensorial, coordenação motora, atenção, concentração, memória, raciocínio lógico, atividades de vida diária e que os auxiliam na aceitação do outro e tolerar frustrações.

Agradecemos a todas as pessoas da comunidade que através das doações colaboraram para realização desse projeto, e pedimos a todos que continue doando, para que possamos manter o funcionamento da sala, e também para nos ajudar a realizar outros projetos como esse.

DOAÇÕES DA COMUNIDADE DE MANHUAÇU

Para a supervisora de Telemarketing da Apae/Manhuaçu, Maria Aparecida Gomes, a participação da comunidade nas campanhas é de fundamental importância para o atendimento da Apae às crianças. “Como já foi dito o aparelhamento da sala foi feita a partir de doações financeiras através do Tele Apae, por isso agradecemos a cada pessoa que atendeu o nosso chamado e as convidamos para que venham conhecer o trabalho realizado pela Apae e ainda fazemos um apelo para continuem a nos ajudar com suas doações pois elas são muito para darmos continuidade ao nosso atendimento às crianças”, completa.

A doação que você faz, retorna em benefício que você vê. A APAE agradece a todos pelo apoio em nome de cada criança.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Débora Vargas Perim – Coordenadora do Centro de Atendimento Especializado à Saúde.
Maria Aparecida Gomes de Oliveira – Supervisora do Tele APAE
Equipe do Autismo:
Maura Salazar Oliveira Amorim – Assistente Social
Karina Gomes de Melo – Fonoaudióloga
Mariana e Silva Féres – Psicóloga
Hévilla Moyara Souper – Terapia Ocupacional

02 de Abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

O que é?
O Transtorno do Espectro Autista TEA (Autismo) engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações no desenvolvimento neurológico com três características principais que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente.

•    Dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação;
•    Dificuldade de comportamento restrito e repetitivo

Essas características estão presentes na criança antes dos três anos de idade, sendo maior incidência no sexo masculino. De acordo com o quadro clinico, o TEA pode ser classificado em:

1)    Autismo Clássico: Varia muito o grau de comportamento. De maneira geral os portadores são voltados para si mesmos, não estabelecem contato visual com as pessoas e com ambiente; consegue falar mas não usa a fala como ferramenta de comunicação. Tem dificuldade de compreensão e aprendem apenas o sentido literal das palavras. Na forma mais grave, demonstram ausência completa de qualquer contato interpessoal. Não aprendem a falar, não olham para outras pessoas, repetem movimentos estereotipados e apresentam deficiência mental importante.

2)    Autismo de Alto Desenvolvimento: Chamado de Síndrome de Asperger. Os portadores apresentam as mesmas dificuldades dos outros autistas, mas numa medida bem reduzida. São verbais e inteligentes. Quanto menor a dificuldade de interação social, mais eles conseguem levar a vida próxima à normal.

3)    Distúrbio Global do Desenvolvimento sem outras especificações: os portadores são considerados dentro do espectro do autismo (dificuldade de comunicação e interação social), mas os sintomas não são suficientes para incluí-los em nenhuma categoria especificas do transtorno, o que torna o diagnostico muito mais difícil.

É importante ressaltar que as características que mencionamos aqui, não seriam como base de diagnostico. O diagnóstico é feito por médico especialista.

O tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve uma equipe multiprofissional.

Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com
 

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