Portal Caparaó - Tapetes de fé pelas ruas das cidades da região
Geral

Tapetes de fé pelas ruas das cidades da região

05/06/2015 - Atualizado em 05/06/2015 09h20

Ipanema

Ipanema

Martins Soares

Durandé

Pequiá (ES)

Alto Caparaó

Lajinha

Manhuaçu

Manhuaçu

Manhumirim

Reduto

Santana do Manhuaçu

Simonésia

MANHUAÇU (MG) - Nesta quinta-feira, 4, a Igreja celebrou a solenidade de Corpus Christi, comemorada sempre após a Festa da Santíssima Trindade. O fato da celebração acontecer neste dia da semana faz alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia. O festejo atende a uma recomendação do Código do Direito Canônico (CIC 944), no qual pede à comunidade diocesana “testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia”.

A celebração dessa solenidade consta de uma Missa, procissão e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Uma tradição que se espalhou pelas cidades brasileiras é a confecção de tapetes para a passagem da procissão. Os desenhos dão ênfase nos temas sobre a Eucaristia, mas a criatividade das comunidades dá um toque especial, com o uso dos mais diversos materiais, como serragem e pedras coloridas, borra de café, flores, areia, entre outros.

Em toda a região, os tapetes encantaram a todos numa demonstração de fé e dedicação. Muitos católicos acordaram cedo para decorar as ruas.

Sobre a procissão, que seguiu pelos tapetes adornados, o coordenador deste trabalho, padre Leandro Lenin, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, explica ser um sinal e testemunho do Senhor que vem ao encontro de Seu povo. “Interessante também é fazer uma reflexão sobre por que o Senhor passa pelas ruas. Pois, na verdade, uma cidade que muitas vezes tem dificuldades para ver a esperança pode se surpreender com o testemunho de cristãos que apontam, durante a procissão, para Jesus Cristo que, de fato, está presente e passa pelas ruas concretamente, como alguém que vem ao nosso encontro no centro da vida social da cidade. Caminhar com Jesus é uma grande alegria”, sublinhou.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.