Portal Caparaó - APAC comemora três anos com excelente resultado
Geral

APAC comemora três anos com excelente resultado

17/06/2015 - Atualizado em 17/06/2015 15h03

MANHUAÇU (MG) - Nesta segunda-feira, 15/06, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Manhuaçu comemorou os três anos de inauguração do Centro de Reintegração Social (CRS) do município. Mais do que a obra física, a maior conquista festejada foi o excelente índice de recuperação: 95% dos recuperados que cumpriram pena na APAC nunca mais cometeram crimes.

A comemoração foi motivo de reunião de lideranças, voluntários e parceiros da APAC. Em cerimônia, foram lembrados todos os envolvidos desde a criação da entidade em 2004 até os dias atuais.

A luta para construir o CRS de Manhuaçu foi uma das mais difíceis. Na cerimônia, foram lembrados o apoio de lideranças políticas, membros de diversas igrejas, empresários, entidades e associações. O relato também destacou as dificuldades e obstáculos que foram superados.

A atual presidente da APAC, Maria Imaculada Dutra Dornelas, e a ex-presidente Dra. Denise Rodrigues destacaram o exemplo do jovem Starlen. Ele era considerado um dos “grandes problemas” por conta da vida marginal que vivia. Sua passagem na APAC foi um divisor de águas. O jovem hoje trabalha e tem um futuro pela frente.

Outro depoimento foi destaque. Conhecido por dezenas de ocorrência, Zezinho Badaró é um personagem do passado. José Badaró Verly falou aos presentes e conta que por ele mesmo não mudaria. “O que eu passei naquela época, não quero passar nunca mais. Tenho presenciado o que Deus tem feito em minha vida e na de vários recuperandos da APAC. Passei pelos dois lados e posso dizer que a vida que levo hoje é muito melhor. Estou feliz, tenho minha família e tenho um trabalho digno. Tive oportunidades através da APAC e estou aproveitando esse apoio. Todas as coisas cooperam para aqueles que amam a Deus”.

Um documentário preparado pelo médico Dr. Fábio Araújo de Sá também apresentou toda a história da APAC, resgatando imagens e reportagens desses 11 anos de existência e os três anos da construção do prédio.

RECONHECIMENTO

A Gerente de Convênios da FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados) Tatiana Faria prestigiou a comemoração e contou que hoje a unidade de Manhuaçu é uma referência para outras APACs e sempre é visitada pelas cidades que querem implantar o método. “É sempre uma felicidade muito grande estar em Manhuaçu. Aqui é um trabalho de referência para as APACs. Os três anos do CRS mostram que o modelo é muito bem aplicado. O planejamento, mobilização e envolvimento da comunidade são excelentes – com certeza são diferenciais de Manhuaçu”.

A presidente Maria Imaculada Dutra Dornelas fez o relato de empresários que apoiam e dão emprego para os recuperandos quando saem da APAC. “Isso é importante e queremos mais apoios desse tipo. A sociedade de Manhuaçu está de parabéns, pois acolhe o trabalho da APAC. Foi uma luta, mas hoje temos muito o que comemorar”.

No encerramento, além de homenagens aos parceiros e voluntários, o juiz Dr. Walteir José da Silva reforçou sua dedicação e paixão pelo método APAC. “Eu tenho realmente satisfação em participar desse projeto. É uma alegria ver os resultados. Aqui em Manhuaçu temos 95% de recuperação na APAC, enquanto no sistema tradicional o índice é 85% de reincidência. Falando em números: com muito menos despesa, demos resultados excelentes para a sociedade. Em três anos, de 131 recuperandos, somente sete voltaram a cometer crimes. Manhuaçu prova que o método funciona e é modelo para outras cidades”.

Jailton Pereira / Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.