MANHUMIRIM (MG) - A Polícia Militar de Manhumirim apreendeu linha chilena e com cerol numa ocorrência de patrulhamento no bairro Nossa Senhora da Penha, na tarde deste sábado, 22/08.
Os policiais passavam num trecho do bairro e notaram alguns indivíduos soltando pipas. Um dos jovens de 22 anos foi abordado ao abandonar um rolo e uma pipa.
Os militares constataram que estava utilizando a chamada linha chilena e ainda tinha cerol (mistura de pó de vidro com cola). Os dois materiais são considerados perigosos para a vida de outras pessoas e estão proibidos.
Além de responder criminalmente, o jovem foi enquadrado na lei estadual nº 14349/02 que versa sobre a proibição de uso de linha com cerol ou similares. Foi emitido um Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no valor de 400 reais para o jovem pagar.
LEI ESTADUAL
Em Minas Gerais, o uso do cerol é proibido pela Lei estadual 14349/02, com multa mínima no valor de R$100 e máxima no valor de R$1.500.
A linha chilena é um produto sintético feito à base de pó de quartzo e óxido de alumínio. Tem aumentado o uso deste produto prejudicial, irregular e perigoso.
A lei estadual prevê a proibição do cerol e de similares, como são as linhas chilenas.
A população deve ajudar a coibir a utilização da linha chilena e do cerol, além de criminosa, a prática tem trágicas consequências.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br