Portal Caparaó - Laboratório de Anatomia da Faculdade do Futuro é referência
Geral

Laboratório de Anatomia da Faculdade do Futuro é referência

09/09/2015 - Atualizado em 09/09/2015 12h10

MANHUAÇU (MG) - Pioneira no ensino na área de saúde na região de Manhuaçu, a Faculdade do Futuro investe no seu complexo de laboratórios. Atualmente, a instituição, em parceria com a UNIRIO, possui o melhor laboratório de Anatomia da região, numa área ampla de 140 m² e a utilização de peças sintéticas e molhadas.

De acordo com o professor Flávio Almeida, são 13 anos de experiência, oferecendo ensino de excelência, com o maior e melhor complexo de laboratórios de saúde. “Nessa parceria, temos garantido aos alunos o estudo utilizando peças sintéticas e molhadas (como são chamados os cadáveres) com aulas ministradas pelo professor Luiz Henrique Pereira Alves, um dos melhores anatomistas do Brasil”, pontua.

Em todos os cursos da área de saúde, os estudantes tem à disposição toda a infraestrutura física necessária ao desempenho das aulas práticas e teóricas. No laboratório de anatomia, têm à disposição os corpos e órgãos internos fornecidos nessa parceira com a UNIRIO e podem usufruir de um acervo completo de modelos anatômicos sintéticos.

ESSENCIAL

A disciplina de Anatomia Humana é uma das principais disciplinas do ciclo básico de todos os cursos da área da saúde.

Para o professor Luiz Henrique, as aulas de anatomia carregam toda uma simbologia para o estudante do campo da saúde, pois marcam “o primeiro contato com as estruturas internas e externas de um corpo”.

O conteúdo das aulas de anatomia amplia consideravelmente o aprendido durante o ensino médio e traz temas novos, com uma nomenclatura em sua maioria inédita e, dependendo da metodologia utilizada, os alunos podem apresentar maior ou menor dificuldade para aprender os principais tópicos. O aprendizado de anatomia é de extrema utilidade nos ciclos profissionais e auxiliarão a estes futuros profissionais a desempenharem suas funções com qualidade nos cenários de trabalho.

Luiz Henrique conta que utilizar todos os recursos didáticos possíveis e metodologias apropriadas são importantes para contribuir e facilitar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina. “Como a finalidade do ensino de anatomia é o conhecimento do corpo humano, a utilização de cadáveres e peças anatômicas para demonstração prática daquilo que é aprendido constitui um método de grande valor para o aluno”.

Em trabalho realizado na Universidade Federal de Pernambuco com 542 alunos, em 2012, foi demonstrado que para 90% dos pesquisados o estudo com cadáveres era indispensável e 80% relataram da impossibilidade de substituí-los por material alternativo (materiais sintéticos, computadores e etc.).  

Atualmente, o professor Luiz Henrique desenvolve mestrado na Fundação Cesgranrio, uma mas maiores instituições de avaliação no Brasil, sobre a importância da dissecção e estudo da anatomia prática na formação de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, avaliando a importância dos modelos de ensino em peças anatômicas humanas.

Para ele, equipar um Laboratório de Anatomia com a maioria de instrumentos possíveis, como a Faculdade do Futuro investe sempre, configura uma tarefa constante no ensino superior e que coloca Manhuaçu como referência na formação de profissionais de saúde.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.