MANHUAÇU (MG) - Muito se falou sobre ensino público, gratuito e de qualidade em Manhuaçu. E poucos sabem o tamanho da dedicação e dos desafios enfrentados pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) para a concretização deste sonho. Mas como todo esforço gera resultados a curto ou longo prazo, o Campus Manhuaçu ganhou vida e, atualmente, movimenta a região com novidades envolvendo estudantes e profissionais, e provocando no mercado perspectivas positivas para a formação de mão-de-obra qualificada local.
Reunindo representantes de diversos segmentos da sociedade manhuaçuense, uma audiência pública foi realizada em fevereiro de 2014 para discussão de um projeto político pedagógico para o Campus Manhuaçu. A participação popular ajudou a nortear os primeiros passos na implantação da sede urbana, onde já se formaram turmas de cuidadores de idosos e auxiliares de tesouraria. Recentemente, foi confirmada a oferta do primeiro curso técnico do Campus Manhuaçu, o Técnico em Cafeicultura, que promete contribuir para o desenvolvimento da principal atividade econômica da região do Caparaó mineiro.
Um detalhe a ser observado pela população que recebe o campus é a natureza dos institutos federais, cuja finalidade principal é a profissionalização. Por isso, diferentemente das universidades, ao menos metade dos cursos oferecidos pelos IF’s são cursos técnicos, uma vez que os pilares da educação para o século XXI propõem, independentemente do nível de ensino, além do fazer: ser, conhecer e viver, buscando a inserção ou atualização do profissional para as necessidades do mercado. No entanto, outros tipos de cursos, como graduação e especialização, também podem vir a ser ofertados, já que se trata de uma instituição plural.
Veja a seguir o que vem acontecendo para esta proposta ser cumprida:
CONCURSO PARA PROFESSOR EFETIVO
Com a liberação de códigos de vagas pelo Ministério da Educação, o IF Sudeste MG vai poder incrementar a equipe do Campus Manhuaçu. Profissionais graduados nas áreas de Administração, Informática, Engenharia Agrícola e Agronomia puderam se candidatar ao cargo de professores efetivos do IF através de concurso público. Os profissionais selecionados se dedicarão à profissionalização de estudantes de Manhuaçu e região. As provas do concurso acontecem no período de 27 de setembro a 13 de novembro, em Manhuaçu. A previsão de contratação dos profissionais aprovados no concurso será a partir de 2016. Os editais de concurso estão disponíveis no endereço eletrônico: www.ifsudestemg.edu.br/concursos
CURSO TÉCNICO EM CAFEICULTURA E PROCESSO SELETIVO 2016
O ingresso no curso Técnico em Cafeicultura, assim como nos demais cursos técnicos presenciais da instituição, será feito por meio de processo seletivo. Quem já completou o Ensino Médio, ou vai concluir até o fim do ano ou, ainda, quem irá cursar o 3º ano do Ensino Médio em 2016, poderá se inscrever no período de 21 de setembro a 21 de outubro. Serão 35 vagas disponíveis. Vale lembrar que a taxa de inscrição é a única cobrança realizada pela instituição, já que os cursos são todos gratuitos, sem qualquer tipo de mensalidade. As provas do curso presencial estão marcadas para 06 de dezembro. O curso tem duração prevista de 3 semestres, com carga horária de 1.350 horas, incluindo disciplinas teóricas e práticas ligadas à cafeicultura, bem como estágio supervisionado.
O profissional Técnico em Cafeicultura poderá atuar com planejamento, execução e monitoramento dos processos de implantação e condução de lavouras, beneficiamento, armazenamento, industrialização, comercialização, gestão e marketing, todos relacionados ao café.
Dentre outros trabalhos do técnico, poderão ser desenvolvidas atividades visando o desenvolvimento de mecanismos para a produção de café, aplicando princípios técnicos de melhoramento genético e ações adequadas à cultura e condições regionais; planejamento e monitoramento para o uso de máquinas e implementos agrícolas, obedecendo às normas de segurança e manutenção. O profissional da cafeicultura poderá utilizar suas habilidades para conhecer, planejar e monitorar métodos e técnicas de colheita, armazenamento e beneficiamento; prestar assistência técnica a projetos da cadeia produtiva do café; implantar e gerenciar sistemas de classificação e controle de qualidade do café; administrar e gerir a economia na atividade cafeeira, identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos.
De acordo com a professora Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira, coordenadora do Curso Técnico em Cafeicultura, a oferta deste curso pelo IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu, visa suprir uma demanda por profissionais específicos do agronegócio cafeeiro, atendendo grandes e pequenos produtores, cooperativa e empresas relacionadas à cadeia produtiva do café, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e educativo de Manhuaçu e região. Ainda ressalta que o Curso Técnico em Cafeicultura é uma oportunidade de formação profissional relativamente rápida, gratuita e de qualidade.
O curso será ministrado de forma presencial, na unidade urbana do Campus Manhuaçu, localizada no distrito Realeza, no turno vespertino.
CURSOS TÉCNICOS À DISTÂNCIA (EAD)
Além de cursos presenciais, o Campus Manhuaçu passa também a oferecer o ensino à distância (EAD). Para o primeiro semestre de 2016 serão oferecidos os cursos Técnico em Finanças e Técnico em Segurança do Trabalho.
Para esta modalidade de ensino o candidato poderá se inscrever também no período de 21/09 a 21/10, sendo que não há taxa de inscrição e a seleção se dará por meio de sorteio. São 50 vagas para o curso Técnico em Finanças e 50 vagas para o curso Técnico em Segurança do Trabalho. Os encontros presenciais acontecerão na unidade urbana do Campus Manhuaçu, no distrito Realeza. Há também atividades realizadas on-line através da plataforma moodle de ensino a distância.
Os editais e maiores informações sobre os cursos presenciais e a distância podem ser obtidos no site da Comissão de Processos Seletivos do IF Sudeste MG no endereço: copese.ifsudestemg.edu.br.
ESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO
A sede urbana está localizada no distrito Realeza (Rodovia BR116, Km 589,8) e conta com salas de aula, sala de professores e área administrativa. Após a doação, por parte da União, da antiga sede do DNIT, hoje sede do Campus Manhuaçu, iniciou-se a primeira fase de suas obras que atualmente se encontra finalizada. Na equipe, técnicos administrativos além de docentes redistribuídos já atuam, aguardando reforço proveniente do concurso.
E a expansão da estrutura está por vir. Segundo o diretor-geral do Campus Manhuaçu, professor Aluísio de Oliveira, o projeto da unidade urbana prevê a construção de um prédio anexo, sob responsabilidade de empresa a ser contratada por licitação. “A Diretoria de Expansão (do IF Sudeste MG) está muito empenhada” afirmou, calculando que o processo licitatório ocorra ainda este ano.
A expectativa existe também para a construção de uma unidade rural, em terreno doado pelo Município de Manhuaçu. Com a contratação de empresa especializada, será elaborado um plano diretor que considere as especificidades da área como, por exemplo, necessários estudos de cunho ambiental.
Acompanhe as novidades, cursos e oportunidades oferecidas pelo Campus Manhuaçu em nossa página www.manhuacu.ifsudestemg.edu.br e também no Facebook www.facebook.com/ifsudestemgmanhuacu.
Assessoria de Comunicação / IF Sudeste MG