Portal Caparaó - Videomonitoramento já está funcionando em Muriaé
Geral

Videomonitoramento já está funcionando em Muriaé

13/10/2015 - Atualizado em 14/10/2015 08h18

MURIAÉ (MG) - Através de um recurso federal indicado pelo Deputado Renzo Braz para Muriaé, no valor de 900 mil reais foi implantando um moderno sistema de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade. O projeto nos moldes do chamado "Olho Vivo" é reivindicado e até sonhado por cidades do mesmo porte, como Manhuaçu. Quem sabe não está na hora de uma união de forças para viabilizar o videomonitoramento.

Trata-se de uma Emenda Individual indicada por Renzo Braz em seu primeiro ano de mandato, 2011, durante a elaboração do Orçamento Geral da União de 2012, creditado diretamente na conta da Prefeitura de Muriaé.

Renzo Braz indicou esse recurso para Muriaé após reunir-se com os membros da Associação Pró-Desenvolvimento de Muriaé (APDM) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que já se mostravam preocupados com o aumento da violência em Muriaé.

“No início, tentamos a instalação do Olho Vivo, um projeto estadual. Porém, como Muriaé não possuía altos índices de violência, o estado alegou que não justificava a implantação deste projeto aqui. Então resolvemos indicar uma emenda federal, via Ministério da Justiça”, disse Renzo Braz.

Ainda segundo o Deputado, o programa instalado em Muriaé é superior ao Olho Vivo, pois utiliza tecnologia mais moderna e mais barata. “Com o Olho Vivo, Muriaé teria no máximo 10 câmeras. Como o nosso projeto, são 34. E com o mesmo nível de segurança, utilizando fibra ótica”.

Apesar do recurso já está disponível na conta da Prefeitura desde junho de 2013, só agora o projeto foi implantado, pois foram necessários vários estudos para atingir o maior nível possível de eficiência do programa.

Conforme anunciado pelo Prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, o valor total do programa será de 1 milhão e 62 mil reais, sendo R$ 900.000,00 (novecentos mil) viabilizados por Renzo Braz e R$ 162.000,00 (cento e sessenta e dois mil reais) de contrapartida da Prefeitura de Muriaé.

Em Manhuaçu, apesar de algumas tentativas nesse sentido, o projeto nunca saiu do lugar. Com o aumento dos casos de roubos e outros problemas, é uma alternativa que diversos segmentos da socidade devem se mobilizar visando a efetiva implantação do projeto.

Carlos Henrique Cruz - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.