MANHUAÇU (MG) - Os cemitérios de Manhuaçu e cidades da região receberam centenas de visitantes nesta segunda-feira (2), dia de Finados. Em várias paróquias, também foram realizadas celebrações religiosas em homenagem aos mortos. O dia quente foi diferente, já que todos estão acostumados com o tempo ameno, nublado e até chuvoso nessa época do ano.
Os dois cemitérios de Manhuaçu, o Municipal e Campo das Flores, registraram movimento desde as primeiras horas desta segunda. "O movimento aumentou mesmo no sábado e domingo. Muitas famílias vieram prestar homenagens aos entes queridos já falecidos. Naturalmente, nesta segunda o movimento é mais intenso”, conta um dos vendedores de flores, na BR-262.
Na frente dos cemitérios, o comércio de flores, velas e outros produtos também foi intenso.
LEMBRANÇA
Algumas pessoas ainda têm dificuldade de lidar com a perda. A dona de casa Maria Cecília todos os anos chega cedo ao cemitério municipal. Os pais, a irmã e o marido estão sepultados ali. “A gente não pode esquecer. Não é porque se foi que a gente vai esquecer”, explica.
Acender uma vela para os parentes que já morreram fazem parte da rotina de homenagens que a aposentada Creuza Damasceno presta todos os anos. “Aqui é um lugar que a gente entra e não sai mais. A gente só tem aquela lembrança, então venho todo ano acender uma vela. A gente não vê a pessoa, mas sente que ela está perto”, acredita.
Há mais de 20 anos, Luiz Fernando vai no dia 2 de novembro para cemitério municipal e defende que a tradição seja mantida. “É um sentimento que a gente tem pelos nossos antepassados, nossos amigos. Quando se lembra deles, eles nunca morrem. Ficam sempre no coração da gente”, aponta.
CONTRASTES
As visitas nos dois cemitérios também são marcadas por contrastes. No espaço municipal, foi possível encontrar lixo e restos de caixões. Alguns materiais, como caixas de velas, foram jogados até pelos visitantes. No Campo das Flores, o ambiente marcado pelo gramado e muitas árvores.
O Cemitério Municipal de Manhuaçu tem uma característica única. Como é o mais antigo, é possível ver, em alguns túmulos, obras de arte. Alguns desses túmulos são históricos. São anjos, detalhes e outras demonstrações de carinho e amor que carregam histórias singulares de quem já se foi.
Jailton Pereira - Carlos Henrique Cruz - contato@portalcaparao.com.br