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Professores discutem as formas de avaliação

12/11/2015 - Atualizado em 12/11/2015 15h11

MANHUAÇU (MG) - Tema inesgotável de debates e discussão, a educação e seus processos de aprendizagem tem passado por transformações importantes e necessárias, provenientes de um mundo e uma sociedade que evolui a todo instante. E por mais que seja importante preservar a essência da arte de educar, existem áreas que necessitam de um olhar especial e de mudanças, entre elas, as formas de avaliação do estudante.

Focada nessa necessidade, a unidade do Senac de Manhuaçu promoveu um encontro com professores de faculdades, escolas públicas e particulares e de cursos de capacitação profissional, durante a Semana de Educação Profissional, para compartilhar ideias, sugestões e experiências em torno do tema “Processo Avaliativo”.

A abertura foi feita pela diretora do Senac Manhuaçu, Miriam Temponi Peixoto. Ela destacou a importância das discussões promovidas pela instituição, que é focada na formação profissional.

Foram convidados para a mesa de debates os professores Walter Toledo, Walter Felipe Santiago, Carla Lopes, Eliéser Ribeiro, Reginaldo Adriano de Souza, Ítalo Neiva e Rodrigo Teixeira.

Cada um pode apresentar suas experiências bem sucedidas e impressões sobre diversos processos de avaliação e debater sobre a aplicabilidade, vantagens e desvantagens na formação do aluno.

Entre muitos pontos, a importância de o professor fazer constantemente uma autoavaliação, procurando saber como está ministrando suas aulas e como tem sido a comunicação com os alunos. Segundo o orientador de cursos do Senac, Walter Santiago, a aula precisa ultrapassar a sala, pois isso reproduz aprendizado, e consequentemente, uma boa avaliação. “A prova é apenas um instrumento de avaliação de massa. Não devemos nos restringir apenas a nota do aluno, mas buscar mais de um processo de avaliação e diferentes métodos de aprendizado e de ensino”.

EXPERIÊNCIAS POSITIVAS

O professor Reginaldo Adriano destacou que na FACIG, professores de diferentes áreas já têm colocado em prática boa parte das inovações na forma de aprendizado e avaliação, especialmente com os métodos ativos.

De acordo com o professor, a situação vivida durante o desenvolvimento de um projeto gera um rico aprendizado, principalmente a autonomia, pelo fato de o aluno precisar buscar a solução para problemas que ele encontra no projeto.

Já o professor Eliéser Ribeiro demonstrou algumas experiências, na Faculdade do Futuro e Faculdade Doctum, como júri simulado em diferentes matérias e temas. Elas foram compartilhadas durante a mesa redonda.

Apesar de criticada, a avaliação tradicional com provas é um método que continua muito presente, especialmente por conta de concursos e provas de habilitação de diversas categorias.

O desenvolvimento de competências tem sido uma estratégia utilizada pelo Senac, que atua na formação profissional, onde os alunos têm como objetivo analisar e compreender os problemas organizacionais de um negócio e apresentar soluções.

Na mesma linha, o administrador de empresas, professor e palestrante Rodrigo Teixeira destacou a necessidade do foco nos negócios e a aplicação prática do conhecimento em cursos e aulas que ministra.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

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