MANHUAÇU (MG) - Uma segunda chance para quem, por qualquer motivo, deslizou na vida, ou caminhou por trilhas tortas. Esta é a missão do Enem Prisional que foi aplicada na terça e quarta-feira nos sistemas carcerários da região. Ao todo, foram 75 reeducandos realizando as provas nos Presídios de Manhuaçu e Manhumirim, além da APAC em Manhuaçu.
Somente no Presídio de Manhuaçu foram inscritos 17 presos, sendo que, atualmente cumprem sua reprimenda no regime fechado. De acordo com o coordenador Pedagógico, Marcos Lucas Prata, esta é uma das formas que o Estado encontrou para garantir uma segunda chance aos detentos. “É importante dar a oportunidade as estas pessoas para que possam concluir seus estudos, seguir um caminho melhor”, comentou.
No primeiro dia do Enem PPL, os candidatos fizeram as provas ‘Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), com duração total de 4 horas e 30 minutos. E no segundo dia, foi a vez dos participantes testarem os conhecimentos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Redação e Matemática, com duração total de 5 horas e 30 minutos.
As inscrições no Enem PPL foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada Unidade da Suapi, Apac e da Suase. Esses técnicos são responsáveis também por conferir os resultados, comunicá-los aos candidatos e encaminhá-los ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à educação superior. O nível de dificuldade do Enem PPL é o mesmo do Enem tradicional.
Em Minas Gerais 7.311 detentos estudam atualmente. Deste total, 7.016 estão matriculados nas 105 escolas instaladas nas Unidades Prisionais do Estado, sendo 5.694 no Ensino Fundamental e 1.322 no Ensino Médio. Em cursos a distância (EAD) e presenciais, 295 presos estão matriculados no Ensino Superior.
Minas Gerais tem a segunda maior população carcerária do Brasil e mantém a mesma posição em número de inscritos para o Enem PPL. Para a edição de 2015, há 45,5 mil inscritos no país.
Com informações do Diário de Manhuaçu - contato@portalcaparao.com.br