Portal Caparaó - Jornada Policial movimenta região da Boa Vista
Segurança

Jornada Policial movimenta região da Boa Vista

08/05/2008 - Atualizado em 10/05/2008 08h52

Acontece deste cedo, na região do Córrego Boa Vista, a 7 quilômetros de Manhuaçu, a Jornada Policial Militar Rural promovida pela Companhia de Ensino e Treinamento do 11º BPM. Noventa soldados alunos experimentam na prática o que aprenderam nos primeiros meses do Curso Técnico de Segurança Pública 2008. Em estandes que imitam as mais difíceis adversidades que um profissional de segurança enfrenta, inclusive com desgaste físico e psicológico, eles passam por testes com munição química, cordas, patrulha, explosivos e armas.

As atividades da Jornada Policial Militar objetivam preparar os futuros soldados a atuarem na região. “Eles vêm para esse local para resgatar os princípios e práticas de operações militares baseados na organização, planejamento e alicerçado na hierarquia e disciplina, presentes principalmente nos exercícios de marcha a pé; maneabilidade, aquartelamento e nos grupos de combates. As atividades começaram nesta quarta-feira e se estenderam até a sexta-feira”, explica o assessor de comunicação organizacional Capitão Laurito Reis.

A jornada começou na quinta-feira, às 4:30, com uma caminhada da sede do batalhão até o Córrego Boa Vista. Na Fazenda Boa Vista 1, a Polícia Militar montou uma grande estrutura para abrigar o treinamento. “Estamos retornando a essa região depois de 12 anos sem treinamentos no local. Nos últimos dois anos, o curso promoveu a Jornada no Coqueiro Rural”, afirma o Capitão Jéferson Vitor, comandante da companhia de ensino e treinamento.

Os estandes preparados para o treinamento de 22 horas envolvem maneabilidade; pista de aplicação policial; munição química, ginástica com toros; fio amigo; cordas; patrulha policial, reintegração de posse e patrulha noturna.

REALIDADE LOCAL

Capitão Vitor destaca que durante a carreira militar os alunos podem se deparar com essas atividades em ações de combate à criminalidade que venham a ocorrer em regiões de difícil acesso, como a perseguição a marginais escondidos em matas durante a noite.

“Eles têm que conhecer esse tipo de terreno para combater o crime com perfeição. Essa jornada só acontece com os alunos depois de uma série de treinamentos nos primeiros meses do curso. São necessários nove meses para que o aluno se forme e chegue a soldado, mas esse é um momento importante na carreira deles”, completou.

O capitão lembrou ainda que a maioria das ocorrências de grande proporção na área do batalhão tem seu desfecho na zona rural ou mesmo se desenrola em meio às matas e estradas rurais. “Esse tipo de aprendizado é crucial em regiões como a nossa”.

Carlos Henrique Cruz - 14:06 - 08/05/08 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.