Portal Caparaó - Confraternização encerra o ano no Núcleo do Câncer
Geral

Confraternização encerra o ano no Núcleo do Câncer

18/12/2015 - Atualizado em 19/12/2015 16h28

MANHUAÇU (MG) - O Núcleo do Câncer de Manhuaçu encerrou o ano de atividades com uma linda festa de confraternização, que envolveu a diretoria, voluntários e pacientes. O evento aconteceu na última terça-feira (8), no salão da Igreja Presbiteriana. Além de mensagens de incentivos e agradecimentos, o momento foi de muita descontração e alegria. Houve sorteio de brindes. Até o Papai Noel se fez presente e distribuiu vários prêmios.

A presidente do Núcleo do Câncer, Marluce de Castro Xavier Borges, explica que a confraternização é muito importante para renovar a esperança de quem tanto precisa de carinho e atenção do dia-a-dia. “Momentos de diversão como este dão alegria para nós e para quem precisa da gente. Estamos muito satisfeitos com a quantidade de gente que participou deste evento conosco. Temos certeza de que o ano de 2016 será ainda melhor”, comentou Marluce.

A vice-presidente do Núcleo do Câncer e uma das fundadoras da entidade, Niogercina Sette de Aguiar, fomenta as atividades institucionais há mais de 31 anos. Ela conta que o apoio da comunidade é fundamental para manter os trabalhos. “Sempre que precisamos de alguma coisa, as pessoas nos ajudam. Seja a imprensa, o comércio, os empresários, enfim. Temos apoio jurídico, psicológico, voluntários e tudo o que for necessário”, citou Nió, como é conhecida.

Representando os pacientes, dona Divina Pereira da Silva leu uma linda mensagem de agradecimento. Ela se curou de um câncer há mais de 13 anos, mas sempre participa das reuniões, que acontecem às terças-feiras. “O Núcleo do Câncer é muito importante na vida dos pacientes. O trabalho realizado pela diretoria e voluntários é fundamental para que possamos passar pela dura realidade de curar uma doença como esta. Nos sentimos em casa devido ao acolhimento humano e sincero. É como se fossem membros da nossa família. Obrigado por tudo o que fizeram por mim e ainda fazem pelas pessoas que mais precisam”, agradeceu Divina.

Para saber mais como fazer doações ou ser um voluntário, o telefone do Núcleo do Câncer em Manhuaçu é o (33) 3331-8080. O endereço é rua Reverendo Antônio Godoy, 48, Bairro Centro Cep: 36.900-000 Manhuaçu, Minas Gerais.

NÚCLEO DO CÂNCER

Ano de 1984 – Um grupo de mulheres se reúne. Têm em comum o ideal de auxiliar o próximo, mais especificamente, pacientes de câncer carentes – carentes de recursos financeiros, carentes de informações, carentes até de esperança.

É preciso agir rápido: No dia 29 de novembro de 1984 é criado o Núcleo de Voluntários de Assistência aos Cancerosos Carentes de Manhuaçu. Recursos materiais? nenhum. Mas a garra, a coragem e a disposição de servir dessas mulheres fala mais alto: a casa da voluntária Ely Coelho, na Rua Antonio Puppim, se transforma na primeira “Sede” do Núcleo, que , mais tarde, é transferida para a casa da voluntária Antonina. Constituída a primeira diretoria as voluntárias passam a agir: é firmado convênio com o Hospital Mario Pena, de Belo Horizonte.

Empresas e pessoas físicas são procuradas e se dispõem a ajudar, tornam-se sócias da Entidade e o socorro aos pacientes se inicia: recebem auxilio para passagem e alimentação durante o período em que permanecem em tratamento na capital mineira. Os familiares dos pacientes recebem cesta básica, roupas e agasalhos. “A semente é plantada e já começa a germinar”.

O tempo passa. O Núcleo começa a ficar mais conhecido. Mais voluntários se juntam à causa. Mais pacientes procuram ajuda. Já não são mais só de Manhuaçu; de várias cidades vizinhas chegam novos pacientes. É preciso se estruturar... No ano de 2002 o Núcleo recebe um imóvel em comodato. Com o auxílio do Poder Público o prédio é reformado e a Entidade inaugura sua sede própria. A árvore está frondosa e frutifica.

Hoje o Núcleo atende, de- forma permanente, cerca de 40 pacientes e também os seus familiares. Desde a sua fundação a Entidade já assistiu a mais de 300 enfermos, o que representa um universo de mais de mil pessoas atendidas, já que a assistência se estende à família do paciente

Sílvio Ferreira - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.