Portal Caparaó - Fórum Estadual de Turismo mobiliza Circuito Pico da Bandeira
Entretenimento

Fórum Estadual de Turismo mobiliza Circuito Pico da Bandeira

17/04/2007 - Atualizado em 21/04/2007 16h09

Os encantos da Serra do Caparaó, no Parque Nacional, foram palco da 21ª reunião de um dos principais eventos de discussão do turismo em Minas Gerais, o "Fórum Estadual de Turismo". O encontro, que teve como principal objetivo propor ações e oferecer subsídios para o fortalecimento do turismo estadual, foi realizado na sede administrativa do Parque Nacional do Caparaó, em Alto Caparaó, durante o domingo e a segunda-feira, 15 e 16.

Estiveram presentes prefeitos e representantes de diversas instituições ligadas ao turismo, além da Secretária Adjunta de Estado de Turismo e presidente do Fórum, Marilena Chaves. "O objetivo do Fórum Estadual de Turismo é contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em Minas Gerais e concretizar a Política Estadual e Nacional de Turismo", explicou Chaves.

As reuniões são realizadas bimestralmente há cerca de três anos e têm caráter itinerante, com a finalidade de valorizar as comunidades e levar o governo ao interior do Estado através da política de descentralização. "Eu fiquei encantada com as belezas da região do Caparaó e com a grandiosidade do Pico da Bandeira, que só conhecia pelos livros e fotos. Nossa presença aqui é animadora e deve se intensificar cada vez mais", afirmou a secretária de estado.

O encontro foi aberto pelo Prefeito de Alto Caparaó José Jacomel Júnior e teve a presença da presidente da Câmara Aderli Tavares Miranda, os deputados estaduais João Leite e Eros Biondini, o presidente do Circuito Turístico Pico da Bandeira e prefeito de Alto Jequitibá Antônio Mattos Lopes e o Diretor do Parque Estevão Marchesini.

Durante a abertura, os prefeitos manifestaram a insatisfação com o Governo do Estado e com o Ministério do Turismo, além das agências de fomento. Tanto José Jacomel Júnior, quanto Antônio Mattos reclamaram da dificuldade e da falta de recursos para desenvolverem o setor.

“Tudo o que temos no circuito é resultado de muita luta nossa e do prefeito Sebastião de Sales (Caiana) e do gestor Francisco Melo desde 2005, quando reativaram o circuito. Contudo, nós percebemos que o Pico da Bandeira fica meio que à margem do que acontece em Minas Gerais. É como se as outras regiões fossem mais importantes”, reclamou o prefeito Antônio Mattos.

CULINÁRIA REGIONAL

O primeiro dia do encontro foi um momento de confraternização. Durante o domingo, o grupo foi recepcionado com um almoço numa fazenda em Manhumirim, depois seguiram para o Parque Nacional do Caparaó e para um encontro com danças e comidas típicas na Pousada do Bezerra, em Alto Caparaó.

Na segunda-feira é que aconteceram as deliberações do fórum estadual. Durante mais de duas horas, os membros votantes puderam analisar e aprovar os projetos a serem encaminhados no setor de turismo.

"É importante para o Circuito sediar qualquer evento estadual, principalmente quando referente ao turismo, já que é uma região que fomenta seu potencial turístico. Com o Fórum sendo realizado aqui, a comunidade fica mais próxima da discussão, assim como as autoridades locais, o que é importante para que cada vez mais se engajem na luta para beneficiar a região e suas cidades com projetos para o turismo", ressaltou Antônio Mattos.

Carlos Henrique Cruz - 17/04/07 - 08:53 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.