MANHUAÇU (MG) - A Coordenadoria de Defesa Civil, interditou, na tarde de sexta-feira, 06/02, a ponte na comunidade rural do Barreiro, divisa de Manhuaçu com o município de Reduto. A passagem teve sua estrutura comprometida após um recente deslizamento de terra em uma das cabeceiras.
A passagem pela ponte havia sido reestabelecida após intervenção das prefeituras de Manhuaçu e Reduto. A equipe da secretaria de Obras continuou no local retirando vegetação que havia se acumulado nos pilares da ponte, obstruindo o fluxo do rio. Durante este processo, foi verificado que a estrutura estava comprometida.
Segundo o agente da Defesa Civil, Arlindo Costa, a princípio, após a primeira vistoria no local, a secretaria de Obras optou por restringir a passagem apenas a pedestres e motocicletas. "Porém os trabalhadores do local observaram que a ponte continuou a ceder, inclusive foram ouvidos alguns estalos. A Defesa Civil foi acionada e nós constatamos isso. De pronto interditamos por completo a ponte, sinalizando com placas e fitas" - relata Costa, que ainda faz um alerta. "Recomendamos que os próprios pedestres evitem passar, porque o primeiro tabuleiro da ponte já cedeu. Não é pelo peso da pessoa, mas é pelo risco iminente de queda. Só assim evitamos o pior" - conclama o agente.
"Nós já estamos estudando, com nossa equipe de engenharia, qual será a melhor alternativa para o caso" - adianta o secretário de Obras, João Amâncio. "Pedimos compreensão e cooperação da população local. É uma ponte antiga e o solo próximo é arenoso. Já foram feitas emendas antigamente também por causa de defeitos e infelizmente isso veio acontecer" - lamenta.
"Vamos consultar especialistas em estrutura de pontes para que a gente saiba com precisão o que fazer e emitir um laudo. Estamos buscando contato com a Prefeitura de Reduto, como foi da outra vez, porque agora cabe às duas tomar as medidas, principalmente com relação aos recursos" - conclui o secretário.
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu