MANHUAÇU (MG) - Durante a última semana, estudantes do Curso de Engenharia Civil da Faculdade do Futuro conheceram obras de estabilização de encostas e terraplanagem para edificações em visita de campo realizadas em Manhuaçu.
Na primeira visita, os estudantes foram recebidos pela Mais Máquinas e Construções, no terreno de propriedade da Sema Eletrificações, onde se pretende executar obras de terraplanagem e estabilização de encosta/talude.
Eles foram acompanhados pelo professor Engenheiro Francisco Vallory onde temas recorrentes em sala de aula foram abordados durante a visita, principalmente quanto ao planejamento, antes do início de uma obra.
Ainda durante a visita, o levantamento plano altimétrico e o perfil transversal da área foram apresentados pelo professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Engenheiro Enivaldo Minette, PhD em Geotecnia.
Ele ainda fez uma abordagem sobre o tipo de solo da região e a importância em se fazer sondagem no terreno antes da execução de qualquer projeto.
Estabilização de Encostas
Segunda visita feita pelos alunos do professor Francisco Vallory foi a uma obra de contenção e estabilização de encostas na avenida Pres. Tancredo Neves, em Manhuaçu.
O engenheiro e professor Enivaldo Minette, autor do projeto, fez uma explanação sobre a obra, relatando que o projeto foi feito em três etapas, sendo a primeira para contenção da rua Beira Mata, na crista do talude, a segunda consistiu na cravação de estacas na banqueta do talude e sobre a terceira etapa, o técnico da Hermon Empreendimentos Imobiliários, Cleiton Teixeira de Lima, discorreu sobre a finalização da estabilização.
Foi executado também obra de drenagem para condução das águas pluviais.
As visitas técnicas fazem parte da rotina do curso de Engenharia Civil, permitindo aos alunos vivenciarem em campo o conteúdo aprendido em sala de aula.
Assessoria de Imprensa - contato@portalcaparao.com.br