MANHUAÇU (MG) - Nesta terça-feira, 19/04, a partir de 8 horas da manhã, haverá concentração dos servidores públicos de Manhuaçu na praça da rodoviária, na Baixada. Eles prometem seguir em passeata até o Centro da cidade. A paralisação dos funcionários municipais nesta terça-feira foi definida em assembleia, encabeçada pela diretoria do Sindicato da categoria (SINTRAM), realizada no Anfiteatro da Câmara, na noite de quinta-feira, 14/04. Leia abaixo a Carta à População.
Entre outros objetivos, a mobilização quer pressionar pelo avanço das negociações com a Prefeitura, quanto ao reajuste salarial, pagamento de insalubridade, progressão de letras (carreira), a carga horária, que se arrasta desde 2013, e o piso salarial para os professores.
O assessor jurídico do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Manhuaçu, Glauber Vidal, explicou que a assembleia também serviu para discutir manifestações, paralisação e uma possível greve de todo o funcionalismo.
A assembleia definiu pela paralisação como forma de advertência. Os serviços essenciais serão mantidos, conforme determina a lei. No entanto, após esse primeiro ato, os próximos passos indicam até a possiblidade de greve dos servidores.
A data foi escolhida através de votação. A paralisação será nesse dia 19/04, terça-feira.
O Departamento Jurídico do Sindicato já está tomando todas as providências contra o Poder Executivo, inclusive entrando com ações na justiça para que seja cumprido aquilo que está previsto em lei.
O Sintram está convidando para a paralisação todos os funcionários públicos da prefeitura e de suas autarquias, SAAE e SAMAL.
A assembleia demonstrou evidente o descontentamento dos servidores públicos com relação a atual administração.
Redação do Portal Caparaó
CARTA ABERTA À POPULAÇÃO