MANHUAÇU (MG) - Começou nesta quinta-feira, 16/06, a formação da primeira turma do projeto Bombeiros Mirins, desenvolvido pelo 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu.
O curso tem a duração de quatro meses e com aulas às quintas-feiras, de 8:30 às 11:30. “Neste primeiro contato, as 40 crianças, sendo 12 meninas e 28 meninos conheceram a estrutura física do quartel, as viaturas e o emprego de cada uma. Foi realmente um momento de visitação e conhecimento. O primeiro passo foi dado, agora é dar continuidade ao projeto e com a ajuda da equipe de apoio, de nossos patrocinadores, parceiros e dos militares do nosso pelotão, que mesmo de folga se propuseram a estar aqui sendo instrutores do curso, vamos poder muito mais”, destaca o comandante do pelotão de Manhuaçu, Tenente Flávio Mota.
O projeto é destinado à socialização de crianças e adolescentes, com intuito de oferecer aos jovens uma opção sadia de agregar conhecimentos nas mais diversas áreas, para que no futuro estejam preparados para enfrentar várias situações adversas. Ele visa atender crianças e adolescentes de idade entre 10 e 12 anos, que estejam devidamente matriculadas e frequentando unidades escolares. Tem como principal meta formar cidadãos de bem e comprometidos com as causas sociais. O horário das atividades é inverso ao do período escolar.
São ministradas aulas de: noções básicas de combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento em altura, terrestre e náutico, civismo e cidadania com respeito aos símbolos nacionais, noções de educação no trânsito, higiene pessoal, educação familiar e ambiental, Noções de Defesa Civil.
“O “Projeto Bombeiro Mirim” tem como missão contribuir para a melhoria da população de nossa cidade, proporcionando condições favoráveis que auxiliem na formação integral das crianças, pré-adolescentes e adolescentes de famílias em estado de vulnerabilidade social”, explica o comandante do 2º Pelotão de Corpo Bombeiros de Manhuaçu.
Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br