Portal Caparaó - ADESC debate turismo em reunião com Secretário de Estado
Geral

ADESC debate turismo em reunião com Secretário de Estado

29/06/2016 - Atualizado em 29/06/2016 11h12

MANHUAÇU (MG) - A ADESC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó) participou de reunião na Secretaria Estado de Turismo, na cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Além do dirigente da ADESC, André Farrath, o encontro teve a presença do Presidente da ACIAM, Marcel Magalhães, o conselheiro da ADESC Dr. Igor Lacerda, presidente da Associação Comercial de Mutum e atual secretário de Turismo do município, Karone Marllus, o secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Urbano Davi Costa com o Secretario de Turismo do Estado de Minas Gerais, Deputado Ricardo Faria.

O tema central da reunião foi o desenvolvimento turístico da região do Caparaó, seus entraves e soluções. O secretario Ricardo Faria abriu a discussão dando boas vindas à delegação e disse que o Governador Fernando Pimentel, no dia anterior, havia pedido maior atenção com a região do Território Caparaó.

Ricardo Faria falou que Manhuaçu é terra de sua avó e por isso vinha muito na cidade na infância. Ele reforçou que serão desenvolvidas ações e que a Setur realizou levantamentos na região.

André Farrath fez uma explanação sobre a região onde a ADESC atua, inclusive sobre a rica história regional, com fatos notórios como a República de Serafim Tibúrcio, onde a Secretaria de Turismo de Manhuaçu tem trabalhado brilhantemente. Ele lembrou ainda a Guerrilha do Caparaó, a matriz do Bom Jesus em Manhumirim e a suntuosa construção do Seminário realizada pelo Padre Júlio Maria - que está em processo de beatificação e o túnel antigo da estrada de ferro na cidade de Alto Jequitibá.

Karone Marlus reforçou o turismo de aventuras em Mutum e o potencial das cachoeiras e das fazendas na região.

No mesmo sentido, o Conselheiro Igor Lacerda falou da importância de reforçar o turismo religioso que a região tem grande vocação.

O Presidente da Aciam Marcel Magalhaes solicitou do secretário estudo sobre potencialidades e disse ainda que as águas do Caparaó são de beleza irreparável, visto que é o maior atrativo da região. O empresário também lembrou a atuação do setor empresarial, o turismo de negócios e novos empreendimentos da cidade, como a cultura de cervejaria artesanal.

SEMINÁRIO REGIONAL

A pedido de Farrath, o Secretario Ricardo Faria solicitou da Superintendente Cláudia Bolognani que agende um seminário para inicio do mês de agosto em parceria com ADESC na região.

O encontro terá como temas investimentos, infraestrutura, festivais, qualificação de mão de obra, mobilidade, sinalização e gastronomia.

AEROPORTO

A baixa da reunião foi quando apresentado o plano de deslocamento da CODEMIG onde não consta a cidade de Manhuaçu, apesar de citar no edital qualquer outro aeroporto regularizado presente no estado de Minas Gerais.

A lista para implantação de voos consta apenas Muriaé, Ponte Nova e Viçosa.

Tanto Secretario Ricardo Faria quanto secretário adjunto Davi Costa se incumbiram de inserir a cidade de Manhuaçu neste plano de voos da CODEMIG.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.