Portal Caparaó - Prefeito de Ipanema participará de Missão do Sebrae a Portugal
Geral

Prefeito de Ipanema participará de Missão do Sebrae a Portugal

01/07/2016 - Atualizado em 02/07/2016 09h36

IPANEMA (MG) - O Prefeito de Ipanema, Júlio Fontoura de Moraes Júnior, foi convidado pelo Sebrae-MG para participar de uma missão técnica em Portugal, na Europa, com outros prefeitos vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Juscelino Kubsticheck.

A Missão Técnica será para que os Prefeitos possam conhecer e estudar outros casos de sucesso de gestores públicos, aprender e trocar experiências sobre práticas bem sucedidas no desenvolvimento econômico e social sustentável.

Com o prêmio, o Sebrae reconhece a capacidade administrativa dos gestores públicos que implantaram projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

O Prêmio é dividido em etapas estadual e nacional e as categorias da sua nona edição são Melhor Projeto, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo.

As despesas da missão serão custeadas pelo Sebrae.

INVESTINDO NO HOMEM DO CAMPO

O prefeito do município de Ipanema (MG), Júlio Moraes Junior, foi o vencedor estadual do 9ª Prêmio Prefeito Sebrae, na categoria “Pequenos negócios no campo”, com o projeto “Ipanema Investindo no Homem do Campo”. A meta era qualificar o homem do campo por meio de novas tecnologias que agreguem valor a pecuária leiteira.

A prefeitura enxergou que a maioria dos homens do campo trabalhavam com a produção leiteira e resolveram investir nessa área. Essa produção era a principal fonte de renda para as famílias rurais e não era possível produzir mais sem melhorar a genética do rebanho e o manejo dos gados e das pastagens.

Segundo o prefeito, os produtores foram capacitados para que pudessem criar condições de ampliar sua produção diária, inclusive melhorar geneticamente o gado sem precisar ampliar a área destinada à criação.

A equipe de Capacitação Técnica do Produtor Rural preparou os trabalhadores para uma nova visão do produto e mostrou como seria melhor gerenciar tudo isso através do Simpósio do Leite, Programa Balde Cheio e cursos de preparação.

 “Eles aprenderam a manusear o gado e as pastagens de maneira adequada, o que também ajudou para elevar rapidamente a produtividade diária das matrizes. Aumentamos em 30% a produção leiteira e de seus derivados e desenvolvemos o comércio local com serviços de alimentação e hospedagem devido ao aumento do poder de compra dos produtores”, afirmou o prefeito.

TURISMO E RENDA

O produtor rural, Célio Gomes Nogueira, disse que a presença de um técnico em sua propriedade fez toda a diferença, já que havia perdido muito dinheiro tentando produzir o leite.

 “As orientações que a gente recebe são fundamentais para conseguir atingir os objetivos. Com certeza o projeto Balde Cheio foi um dos incentivos para que eu permanecesse na produção leiteira. Aumentei a minha produção e acredito que em breve vou ver resultados mais expressivos”, afirmou esperançoso.

De acordo com a proprietária de um dos hotéis do município, Dilza Magalhães Valle da Costa, a definição do calendário de eventos foi importante para que pudessem fazer um planejamento para receber um maior número de turistas. “Ipanema tem hoje uma ocupação de leitos que há muito tempo nem o mais otimista dos empresários poderia prever”, ressaltou.

Carlos Henrique Cruz - com informações do Sebrae-MG

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.