MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de festejar o Dia Nacional do Bombeiro, comemorado neste sábado, 02/07, o Corpo de Bombeiros Militar de Manhuaçu organizou três apresentações para valorizar a profissão bombeiro militar junto à sociedade. Estão sendo comemorados também os dez anos de implantação do pelotão em Manhuaçu.
Com atividades na praça em frente à Igreja Matriz de São Lourenço, o grupo do Pelotão de Manhuaçu preparou um simulado operacional de resgate em altura, combate a incêndio em veículo e resgate de vítima presa às ferragens em veículo num atropelamento.
A simulação despertou a atenção de muitos populares, que assistiram atentos a atuação dos bombeiros, mostrando à população a importância do serviço que é desempenhado pela corporação.
Além do público, os jovens do projeto Bombeiros Mirins, iniciado no mês passado, estiveram na praça e assistiram toda a simulação. No rosto do público e, especialmente das crianças, era visível a admiração pela profissão.
O trabalho do Corpo de Bombeiros vai muito além do combate a incêndios, que é associado a imagem da profissão. Na realidade, entre as ocorrências de maior relevância na região, as rodovias são o palco da maior parte dos atendimentos. O número de acidentes que demandaram a ação dos Bombeiros é impressionante nestes dez anos de existência do pelotão em Manhuaçu.
Além do resgate num carro em frente a praça Cordovil Pinto Coelho, a simulação incluiu o combate ao incêndio no veículo e depois um resgate em altura. A partir do Edifício Veneza, bombeiros demonstraram técnicas de descida por cabos para resgatar supostas vítimas num dos andares do prédio de 11 pavimentos.
Carlos Henrique Cruz - fotos Juninho Pimentel