CARATINGA E SIMONÉSIA(MG) - Durante a madrugada desta quarta-feira (06/07), a Delegacia Regional de Polícia Civil de Caratinga com apoio de equipes das delegacias da região promoveu a Operação Abigeato com o objetivo de desarticular uma suposta organização criminosa que agia na prática de furto de gado na região de Caratinga, compreendendo nove municípios, dentre eles, Simonésia, com apoio da Polícia Civil de Manhuaçu.
A delegada regional Luzinete de Sá apresentou detalhes da operação: “O combate à prática de furto de gado é um clamor social na região. Em janeiro, iniciaram as investigações e agora foram presas nove pessoas, mas outras deverão ser detidas ainda”.
A operação contou com a participação de 85 policiais civis, 23 viaturas e o apoio de delegacias da região. Os trabalhos foram realizados nas cidades de São João do Nepomuceno, Dionísio, Timóteo, Raul Soares, Simonésia e Santana do Paraíso.
Nesta primeira etapa foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão em 24 endereços distintos. Nove pessoas foram detidas, suspeitas de integrarem a organização criminosa investigada. Dessas, duas foram presas, também, em flagrante, por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Conforme destacado pelo delegado de Bom Jesus do Galho, Rodrigo Cavassoni, durante a operação foi apreendida a quantia de 2.600 em dinheiro, provavelmente proveniente de venda de gado furtado, além de aparelhos de telefone celular dos suspeitos que devem ter conteúdos importantes sobre a negociação para a continuidade da investigação, além de armas de fogo e munições.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o crime geralmente é praticado no período noturno, através de embarque ou tocando o gado até um local específico. A Polícia Civil realizou um trabalho de monitoramento, de campo, com o levantamento de nomes de pessoas supostamente envolvidas no esquema. Nesta quarta, na cidade de Simonésia, foi detido Agnaldo Henrique Messias, apontado como um dos chefes da suposta quadrilha.
Na delegacia de Caratinga foram apresentados (foto) : Tiago Oliveira da Costa, Claudinei de Lima Pereira, Adão Inácio de Souza (Adão do Cid), Rodrigo Aparecido Beligoli, Rodrigo Pereira e Mello e Edivanio Sebastião Vieira.
Durante a operação em outras cidades foram detidos também: Geraldo Monteiro de Castro e Francisco de Souza Marques.
As investigações prosseguem e novas operações podem ser realizadas a qualquer momento.
Abigeato – o nome da operação - é uma espécie de crime de furto que envolve a subtração de animais, principalmente domesticados, como animais de carga e animais para abate, no campo e nas fazendas.
TV Super Canal - Caratinga