Portal Caparaó - Polícia prende cinco acusados de envolvimento em assalto a banco
Segurança

Polícia prende cinco acusados de envolvimento em assalto a banco

09/07/2008 - Atualizado em 12/07/2008 00h16
Cinco pessoas foram presas acusadas de envolvimento no assalto a agência bancária de Conceição de Ipanema. A Polícia Militar ainda apura a participação de outros dois elementos acusados de envolvimento no crime. Dois homens armados entraram na agência do Sicoob Credicaf por volta de 11:15. Eles renderam os funcionários do banco e obrigaram que abrissem o cofre. Os bandidos fugiram numa Fiorino branca levando 69 mil reais. A polícia ainda procura outros quatro acusados de envolvimento e o dinheiro levado da agência.   A equipe do destacamento de Conceição de Ipanema, coordenada pelo Sargento Jouber, iniciou o cerco imediatamente. A ação rápida dos militares conseguiu apreender o Fiorino poucos instantes após o roubo. Eles abandonaram o carro cerca de dois quilômetros fora da cidade.

Com o cerco acionado, uma equipe da Polícia Militar percebeu o Voyage azul. O carro, ao perceber os policiais, saiu em alta velocidade pela estrada que liga Ipanema a Caratinga. Ao serem alcançados, os policiais encontraram Fábio Martins Gonçalves, 24; e Raquel Maria Alves, 18 anos.

Fábio não correu à toa. O motorista teve como função atrair os policiais para o seu encalço, enquanto os verdadeiros autores fugiam por outro percurso.

LEVANTAMENTO DETALHADO

Raquel Maria tinha uma função diferente no crime. Segundo a polícia apurou, a jovem foi a responsável por levantar a rotina do banco e dos policiais. Ela apurou o dia de maior movimento, os detalhes do pagamento de aposentados e ainda a forma de trabalho dos policiais. O monitoramento foi tão preciso que a garota apurou quantos policiais compõem o destacamento e se havia câmeras e mecanismos de segurança na agência.

Na pochete de Márcia Adriana Alves de Lima, 23 anos, os policiais encontraram R$ 2.094,75 em notas de 50 e de 100 reais. Ela disse que o dinheiro, em cédulas novas em folha, está com ela há mais de ano e que guardou na carteira esse tempo todo. “Como não estavam ‘surradas’ ou ‘amassadas’ de todo esse tempo na carteira, a nossa desconfiança que isso já seja parte do pagamento pelas informações que ela levantou”, afirmou o Sargento Jouber, explicando que Márcia também apurou a movimentação dos funcionários do banco e dos policiais militares da cidade.

A polícia também apurou que a mulher havia recebido trinta reais de um cidadão para depositar numa conta em Belo Horizonte. O dinheiro havia sido exigido pelo tio dela, Zé Patanga, na noite de terça, através de um celular com DDD 031.

Com essas informações, os policiais apuraram que José Alves de Moura, o Zé Patanga, dormiu na casa do sobrinho dele com mais três ou quatro elementos. Ele teria articulado todo o plano e arrumou o grupo que cometeu o assalto ao banco na cidade.

MAIS DOIS

Os policiais prenderam também Adão Sebastião de Oliveira, 31 anos, que hospedou o grupo de seu tio, e Dougliana Aparecida Alves de Lima (irmã de Márcia), 19 anos, que também levantou a rotina do banco.

Ela ainda seria responsável por telefonar para Fábio quando o cerco da polícia fosse desmontado. O rapaz iria até um local na zona rural e daria fuga para o grupo de assaltantes. O ponto de encontro seria uma mata no córrego Angelim. A polícia passou a noite em levantamentos na região, mas a quadrilha chefiada por Zé Patanga conseguiu escapar com os 69 mil reais da agência.

Carlos Henrique Cruz - 10/07/08 - 12:53 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.