A previsão é de que 160 lombadas eletrônicas – espécies de portais, próprios para evitar atropelamentos em áreas de intensa travessia – comecem a funcionar em agosto. Nos meses seguintes, o órgão pretende finalizar a concorrência para a escolha das empresas que vão fornecer mais 48 detectores de avanço de sinal, também equipados para registrar o excesso de velocidade, e 181 pardais, radares de pequeno porte, semelhantes aos que funcionam nas principais vias de Belo Horizonte.
Em maio, uma equipe do DNIT visitou os pontos mais críticos da rodovia BR-262 em Manhuaçu e da BR-116 em Realeza. Além de reivindicar mudanças e mais redutores de velocidade, os moradores cobraram a reativação que existe e está desligado há quase um ano.
De acordo com o chefe de Engenharia da Superintendência do Dnit em Minas, Edson Aires, o foco é a prevenção dos atropelamentos. “As lombadas foram previstas para locais em que a travessia de pedestres é muito intensa”, justifica.
Não foram divulgados os locais, mas em Minas Gerais serão instaladas 67 lombadas eletrônicas e pardais na BR 116 (Rio-Bahia) e 55 na BR 262 (acesso do Espírito Santo ao Triângulo Mineiro. A expectativa é de sejam instaladas mais lombadas em Manhuaçu e em Realeza. As propostas foram abertas na quarta-feira.
PARDAIS
Além das lombadas eletrônicas, o DNIT vai implantar os chamados pardais. Mais discretos, eles são utilizados em pontos de altos índices de acidentes e fotografam e registram a velocidade dos veículos.
Através de outra concorrência pública (Edital nº 239/08) que será aberta no dia 31 de julho, o DNIT vai contratar empresas para fiscalizar os semáforos e faixas de pedestres nos trechos urbanos das rodovias. Nesse lote, está definido que nos semáforos do bairro São Vicente serão instalados equipamentos para registrar o avanço de sinal vermelho e multar os motoristas infratores.
Carlos Henrique Cruz - Com informações do Portal UAI e do DNIT - 10:15 - portalcaparao@gmail.com - 11/07/08