MANHUAÇU (MG) - O 11º Batalhão de Polícia Militar desencadeou nesta quinta-feira (8) a operação “Zero Grau”, em Manhuaçu, como parte das ações do movimento Maio Amarelo e da prevenção à desordem no trânsito. A operação foi realizada em memória de Maria José Aguiar Dias, de 75 anos, que morreu atropelada por uma motocicleta conduzida por um adolescente de 16 anos, em janeiro deste ano, no Centro da cidade.
Com base em meses de investigação sobre os principais infratores do trânsito na região, a operação contou com apoio do Ministério Público e resultou na expedição de 50 mandados de busca e apreensão. Os alvos foram motocicletas utilizadas em práticas criminosas previstas nos artigos 308 e 311 do Código de Trânsito Brasileiro, que tratam de rachas e adulteração de sinal identificador de veículo.
Ao todo, 38 policiais militares participaram da ação, utilizando 14 viaturas de quatro rodas e 10 motocicletas. Até o momento, foram apreendidas 28 motocicletas, sendo 26 por mandado de busca e apreensão, uma por clonagem e outra por adulteração.
Segundo o comando do 11º Batalhão da Polícia Militar, essa é mais uma estratégia para combater o uso irregular de motocicletas que geram medo e desordem em Manhuaçu e cidades vizinhas. As ações continuarão sendo intensificadas nos próximos dias.