Portal Caparaó - Defesa Civil monitora nível do rio Manhuaçu
Geral

Defesa Civil monitora nível do rio Manhuaçu

30/11/2016 - Atualizado em 02/12/2016 08h42

MANHUAÇU (MG) - As fortes chuvas das últimas horas, principalmente da madrugada, provocaram nesta quarta-feira, 30, a elevação do nível do Rio Manhuaçu. A situação é acompanhada de perto pela Defesa Civil de Manhuaçu que alerta os moradores das partes mais baixas para que fiquem atentos.

Segundo informações da coordenadora da Defesa Civil, Vininha Nacif, embora as aguas do rio ainda não tenham atingido casas e ruas, elas estão praticamente no mesmo nível neste momento em algumas ruas mais baixas como a Josias Breder, rua Júlio Bueno – na altura do Parquinho – e rua Francisco Fialho na Baixada, além da Maria Alexandrina, no Engenho da Serra.

Moradores dessas localidades devem ficar atentos já que choveu bastante durante a madrugada, inclusive nas cabeceiras do rio Manhuaçu e seus afluentes, e a previsão é de continuidade da chuva, embora sem muita intensidade durante o dia e a noite. Para os próximos dias a informação é que as chuvas devem diminuir na quinta e sexta-feira.

A Defesa Civil informou também que tem registrado vários chamados durante esta quarta-feira, a maioria para realização de vistorias. Uma equipe foi deslocada para o bairro Lajinha onde os moradores relataram uma ameaça de deslizamento de barranco na rua Airton Senna.

Entre outros problemas registrados durante a madrugada estão o carreamento de barro para ruas em virtude da enxurrada e rompimento de redes pluviais como no bairro Santa Luzia, próximo a Escola Estadual Salime Nacif e no Bom Pastor

A central da Defesa Civil está de plantão para atendimento as ocorrências na cidade relacionadas a chuva. Problemas em relação a inundações com a cheia do rio ou deslizamentos de barrancos e ameaças devem ser comunicados pelo telefone 3339 2741 e 3339 2740. A Defesa Civil atende também no celular 99134 4503. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

REGIÃO

As chuvas provocaram alagamentos em várias áreas na região. Trechos dos rios Jequitibá (em Manhumirim e Reduto) e do Rio São João (em Espera Feliz) também estão bem cheios. Na zona rural de Luisburgo, o rio São Luiz também provocou inundações em áreas baixas. O mesmo acontece no trecho do Rio Manhuaçu em São João do Manhuaçu e Realeza.

Na MG-111, o DER-MG tem atuado também no sentido de retirada de lama e barro e liberação da pista em trechos em que houve deslizamentos.

Apesar de operação tapa-buracos nas rodovias federais e estaduais da região, todo cuidado é pouco. Há crateras nas BRs 262 e 116 e nas estaduais MG-111 e MG-108.

Carlos Henrique Cruz - com informações da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.