Portal Caparaó - Sobrado na Antônio Welerson continua interditado
Segurança

Sobrado na Antônio Welerson continua interditado

07/08/2008 - Atualizado em 11/08/2008 08h39
A Defesa Civil decidiu manter interditado o sobrado atingido por um Uno Mille Fire no domingo pela manhã na rua Antônio Welerson. O imóvel foi liberado para o proprietário tomar providências quanto a demolição ou reconstrução. Máquinas e funcionários da Prefeitura de Manhuaçu retiraram o entulho e desobstruíram a calçada.

No domingo, a presidente da Comissão de Defesa Civil de Manhuaçu, Vininha Nacif, e o engenheiro Murilo Wagner estiveram no imóvel. Eles recomendaram a retirada dos moradores e a interdição do local. “É uma construção muito antiga e foi abalada pelo impacto do Uno com uma das sustentações. Quando a parede da frente desabou acabou puxando parte da estrutura de madeira que faz a sustentação”, explicou o engenheiro.

Vininha destacou que a Defesa Civil acompanha os procedimentos quanto a segurança dos moradores e comerciantes no local e pedestres na calçada em frente ao imóvel. “Nosso trabalho se concentra na segurança das pessoas. As questões particulares sobre o imóvel competem ao proprietário. Nesse caso em específico ele tem que avaliar o que vai fazer, inclusive com o dono do veículo que atingiu a casa”, explicou.

Durante a segunda-feira, a equipe da Defesa Civil avaliou o local e tomou providências técnicas e burocráticas quanto ao problema. Na terça-feira, máquinas e funcionários retiraram o entulho que obstruía a calçada e parte da rua. O trabalho foi finalizado com o isolamento do imóvel.

RISCO AINDA EXISTE

Murilo Wagner explicou que a Defesa Civil fará o monitoramento do imóvel rotineiramente. “Vamos passar todos os dias para avaliar se houve alguma mudança, mas a decisão sobre a demolição ou reconstrução tem que ser avaliada pelo proprietário com um profissional particular”, esclareceu.

O engenheiro reconheceu que houve comprometimento da estrutura e ainda existe perigo de desabamento. “O telhado, por exemplo, tem peças muito antigas e oferece risco, mas não é possível subir para olhar o tamanho do problema. Vamos acompanhar para ver a evolução disso”, finalizou.

Por volta de 6:30 de domingo, 3, Ricardo Martinho passava na rua Antônio Welerson. Nas proximidades da Engelmig, ele perdeu o controle do carro, subiu na calçada e bateu na coluna de sustentação do sobrado de dois andares. Na hora, o carro danificou a porta de aço do bar e os hidrômetros do SAAE. Minutos depois, a parte da frente do imóvel veio abaixo, levando paredes e partes de dois cômodos. Os moradores já haviam saído. Ninguém se feriu.   Jailton Pereira - 12:17 - 07/08/08 - 12:17 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.