Portal Caparaó - São Pedro do Avaí larga na frente na decisão do distrital de futsal
Esportes

São Pedro do Avaí larga na frente na decisão do distrital de futsal

15/02/2018 - Atualizado em 15/02/2018 16h56

MANHUAÇU (MG) - Em uma partida muita disputada e com ótima presença de torcedores, os Havaianos venceram o Xambras e abriram vantagem na disputa do título do Campeonato Distrital de Futsal. O primeiro jogo da final foi realizado no domingo de carnaval, 11, no ginásio poliesportivo Tatão Silvério, em Vilanova.

A rivalidade entre as duas equipes ficou evidente logo nos primeiros minutos de bola rolando. Convictos de que esse primeiro confronto poderia significar tranquilidade para o segundo e decisivo jogo, os dois times imprimiram um ritmo acelerado dentro de quadra. Em meio a grandes jogadas e muitas oportunidades de gols criadas de lado a lado, os dois goleiros trabalharam bastante.

Ainda na etapa inicial, os Havaianos de São Pedro do Avaí abriram o placar com Bym Silva. Depois de bom cruzamento na área adversária, o atacante se jogou na bola e abriu o placar com um gol de peito. Esse gol incendiou ainda mais o jogo e a torcida visitante, que lotou um micro-ônibus colocado à sua disposição.  Do outro lado, a pressão para cima do Xambras ficou maior, uma vez que os anfitriões sabiam da necessidade de buscar uma igualdade no placar.

O time de São Pedro soube aproveitar essa ansiedade dos adversários e marcou o segundo com Maycon Douglas. Com o placar adverso de dois a zero a equipe de Vilanova foi para o vestiário com uma enorme pressão nas costas. Sabia que uma derrota com uma grande somatória poderia determinar uma vantagem impossível para reverter no próximo e derradeiro confronto.

Para piorar a situação o vestiário do Xambras foi tumultuado, tanto que teve jogador que tirou a camisa e deixou a quadra. Enquanto isso, no outro vestiário, os Havaianos só projetavam um segundo tempo de intensidade parecida com a que fizeram na etapa inicial. Acabou não sendo assim. Empurrado pela sua torcida que ainda acreditava, o Xambras conseguiu equilibrar a partida já nos primeiros minutos do segundo tempo. Teve ótimas oportunidades de diminuir o placar, mas esbarrou na atuação impecável do goleiro Symon, que se tornou uma muralha no gol do seu time. Só que nem a grande atuação do goleiro de São Pedro do Avaí impediu que Jajá balançasse a rede. Com a habilidade de sempre, o ala do Xambras fez o primeiro do time da casa,  empolgou sua torcida, e deu novo ânimo para sua equipe.

O jogo ganhou muito em qualidade e pegada, tanto que os árbitros passaram a distribuir muitos cartões. Pior para os anfitriões, que perderam Thiago expulso e se complicaram novamente. O artilheiro Bym dos Havaianos não tinha nada haver com isso e não perdoou. Fez o terceiro da sua equipe e comemorou com direito a dancinha. A partir daí o nervosismo tomou conta até os Árbitros Alderlúcio Alves de João Marcos determinarem o fim do jogo. Vitória dos Havaianos pelo placar de 3 a 1 e um enorme problema para o Xambras resolver.

DECISÃO FINAL

No próximo sábado, 17, a partir de 15hs, a bola volta a rolar para o tira teima final. O campeão vai ser conhecido após os 50 minutos, 25 de cada tempo, na quadra do distrito de São Pedro do Avaí. Os Havaianos tem enorme vantagem e vão contar com a torcida em maior número jogando em casa. Além disso, a quadra de São Pedro é a maior da região e os espaços sobram para a criação das jogadas.

Os donos da casa, lógico, estão mais acostumados a essas dimensões. Todo esse favoritismo é reconhecido, porém sem exageros por parte dos Havainados. “Conseguimos uma ótima vantagem na casa do adversário, mas temos que jogar bem para garantir o título. Nosso time cresce na final e nossa torcida promete fazer a diferença a nosso favor” – explicou Juninho dias, que apesar de morar no distrito de Vilanova, está inscrito no time de São Pedro do Avaí.

Se de um lado o otimismo é total, do outro a confiança é o alicerce. Mesmo com todas as vantagens do adversário, o Xambras não jogou a toalha. Sabe que precisa jogar demais e vencer por dois gols de diferença para provocar decisão por pênaltis, ou ganhar por três gols de diferença para levantar o troféu direto. “Nossa missão é difícil, mas não impossível. Vencemos eles na primeira fase e vamos com tudo para repetir o feito” – disse Jajá.

O jogo decisivo deve ser apitado pela mesma dupla que apitou o jogo do último domingo. Um dos árbitros, Alderlúcio Alves, também é organizador da competição. Ele espera uma decisão de tirar o fôlego. “Aqui na Vilanova a quadra ficou lotada e em São Pedro não vai ser diferente. Assim como foi disponibilizado um ônibus para torcedores dos Havaianos acompanharem o primeiro jogo, a torcida do Xambras também vai poder acompanhar a final em São Pedro do Avaí. Espero que tenhamos paz como foi até agora e que dentro de quadra possamos todos promover um jogo inesquecível” – projetou.

CAMPEÃO DOS CAMPEÕES

Se conquistar o título no próximo sábado, São Pedro do Avaí unifica os títulos de distrital. No final do ano passado os times aspirante e titular venceram as duas categorias do Campeonato Distrital de Futebol de Campo e comemoraram muito. Agora, se conquistar do torneio de futsal, São Pedro vira campeão de tudo e se torna o time a ser batido no restante da temporada 2018 do esporte amador. Se isso vai se confirmar só vamos saber no próximo sábado.

Diante dessa chance de soberania no futebol, e da chance de barrar a comemoração do adversário, Havaianos e Xambras prometem fazer um jogo inesquecível, digno da importância de dois dos principais distritos de Manhuaçu.

Klayrton de Souza

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.