Portal Caparaó - 1.200 policiais atuarão no domingo na área do 11ºBPM
Geral

1.200 policiais atuarão no domingo na área do 11ºBPM

03/10/2008 - Atualizado em 05/10/2008 07h23

O 11º Batalhão de Polícia Militar já está mobilizado para desenvolver uma série de atividades preventivas para que o domingo de eleições para prefeito e vereadores transcorra com ordem e tranqüilidade nos 61 municípios de sua área. Para isso, vai disponibilizar 1200 policiais militares, distribuídos nas sedes de municípios e distritos, totalizando cerca de 100 localidades com policiamento no dia 5.

Durante esta quinta-feira, o comandante do 11º Batalhão, Tenente-coronel Ney de Castro Brito falou aos militares sobre o trabalho na eleição. Numa reunião com os oficiais de todas as unidades do batalhão, ele destacou: “Vamos disponibilizar todo seu efetivo, incluindo os policiais que trabalham no setor administrativo e os alunos do Curso Técnico em Segurança Pública”.

De acordo com Comandante o período de campanha eleitoral transcorreu normalmente, sem grandes abusos. Porém foram verificados problemas naquelas cidades com histórico de registro de ocorrências nesse período. “Essas cidades receberão reforço policial”, explica.

Boca de urna

Os policiais foram orientados sobre as propagandas próximas aos locais de votação. É vedada a propaganda nas 24 horas que antecedem a eleição com exceção daquelas já afixadas nos muros e como faixas.

A propaganda próxima ao local de votação é vedada pela legislação eleitoral. Qualquer situação que caracterize como boca de urna poderá levar à prisão em flagrante e condução à delegacia de polícia.

O policiamento será lançado ainda em terminais de embarque e desembarque de passageiros. Haverá, caso necessário, intensificação das ações e operações policiais, com desarmamento, blitze e outras atividades necessárias para coibir atritos e qualquer tipo de comportamento que comprometa a ordem pública.

A polícia fará também uso do policiamento velado e dará apoio à Justiça Eleitoral, mantendo contatos com os juízes eleitorais e seus representantes. Após as eleições, policiais militares serão estrategicamente escalados para atuarem em locais onde houver comemorações de resultados e nas vias de maior fluxo de veículos.

Ainda de acordo com o calendário eleitoral, sábado, 4, é o último dia para se fazer propaganda eleitoral por meio de alto-falantes ou amplificadores de som, com aparelhagem de sonorização fixa e para a carreata e distribuição de propaganda política. A PM vai também agir em todas essas situações, para garantir a legalidade do pleito.

Carlos Henrique Cruz - 09:49 - 03/10/08 - portalcaparao@gmail.com

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.