Portal Caparaó - Estudantes de Manhuaçu participam de seminários do Nosso Ambiente
Agronégocios

Estudantes de Manhuaçu participam de seminários do Nosso Ambiente

03/09/2018 - Atualizado em 04/09/2018 20h43

MANHUAÇU (MG) - Conscientizar estudantes do ensino médio sobre a conservação de nascentes e a preservação ambiental foi a intenção do Sindicato de Produtores Rurais de Manhuaçu ao promover seminários do Programa Nosso Ambiente, do Sistema Faemg. Cerca de 150 alunos de três escolas dos distritos de Vila Nova, Realeza e São Pedro do Avaí participaram das ações, em agosto, em parceria com o Senar Minas.

Para a mobilizadora Isaura Paixão, que também atua como secretária executiva do Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu, esta é uma oportunidade de levar informações relevantes sobre o assunto para os filhos de produtores e trabalhadores rurais do município. “Nossa proposta foi conscientizar esses jovens sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e a conservação das águas”.

Com o instrutor Eliardo Vieira Lima, os alunos das escolas estaduais Ana Mendes Pereira Dutra e Eloy Werner e da Escola Municipal de Vila Nova aprenderam sobre as nascentes de água, o ciclo hidrológico, as condições necessárias para a preservação da nascente, normas ambientais e exemplos de iniciativas direcionadas ao produtor.

Além disso, conheceram o programa Nosso Ambiente e os treinamentos oferecidos pelo Senar Minas, como Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas, Cerqueiro, Recuperação e Proteção de Nascentes, Vigia Florestal, Brigadista de Emergência, Barraginhas de Contenção, Bacias de Captação, Curvas de Nível, Agricultura de Precisão e Saneamento Rural.

Nosso Ambiente

Água, solo e clima são condições essenciais à atividade agropecuária e, portanto, tornam a conservação ambiental preocupação inerente ao produtor rural. O Sistema FAEMG tem investido para que o setor seja protagonista das ações de preservação do meio ambiente, e a consciência de que a sustentabilidade do planeta passa pelo campo mantém essas ações em expansão.

Diante da necessidade de aumento na produção mundial de alimentos e afinados com a recente reformulação das Legislações Ambientais brasileira e mineira, surgiu o programa Nosso Ambiente. Essa iniciativa reafirma o compromisso do Sistema FAEMG com a proteção da natureza. Lança novos projetos e congrega os já existentes. Todos voltados para a gestão ambiental de propriedades rurais e fortalecimento do setor como indutor do desenvolvimento sustentável.

Conheça mais o programa: https://goo.gl/LLGRRW

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.