Portal Caparaó - Funcionários da Saúde passam por capacitação
Geral

Funcionários da Saúde passam por capacitação

17/11/2008 - Atualizado em 19/11/2008 18h11

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a primeira de um total de dez Oficinas de Implantação do Plano Diretor de Atenção Primária de Saúde, uma estratégia criada pelo Governo do Estado para conhecer e estruturar melhor o atendimento do SUS em todos os municípios de Minas. O evento teve a participação dos chefes de setores e representantes de todas as unidades de saúde da rede municipal.

As oficinas têm como objetivo capacitar os profissionais que atuam nos diferentes programas de saúde no município. Para isso, a Gerência Regional de Saúde vem realizando a capacitação prévia dos facilitadores das oficinas. “Esta capacitação do profissional vai mudar todo o sistema, desde o atendimento do motorista da ambulância ao atendimento do médico”, explica a Enfermeira, Rosane de Carvalho Bútheres, uma das facilitadoras da primeira oficina. “Além disso, haverá o fortalecimento das políticas de prevenção que já são adotadas pelo SUS e consequentemente a melhoria da Atenção Primária de Saúde no município”, explica.

O Plano

O Plano Diretor da APS visa basicamente organizar o atendimento do SUS através do conhecimento da realidade atual de cada município, para assim poder interligar em rede os serviços do SUS e organizar os processos de acolhimento ao usuário, a atenção à demanda espontânea e à demanda programada. O atendimento passará a ter a triagem e a classificação de risco através de protocolos com cores indicativas. Espera-se assim melhorar a qualidade e agilizar todo processo. As estratégias para implantação do PDAPS envolverão ações das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental.  

Leila Furtado / Assessora de Comunicação / Prefeitura de Manhumirim - 17/11/08 - 23:45 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.