Portal Caparaó - Lâmpadas queimadas: Manhuaçu debate atendimento da empresa responsável
Geral

Lâmpadas queimadas: Manhuaçu debate atendimento da empresa responsável

08/12/2018 - Atualizado em 08/12/2018 09h57

MANHUAÇU (MG) - A Câmara de Vereadores de Manhuaçu promoveu reunião ordinária, na noite desta quinta-feira, 06/12, em que aprovou dois projetos de lei, requerimentos, indicações, moções e ainda recebeu a presença dos representantes do Consórcio CIDESI e da Construrede, empresa responsável pela manutenção da iluminação pública.

Os representantes do CIDESI e da Construrede participaram da sessão e falaram sobre o funcionamento do consórcio e também sobre o trabalho de substituição de lâmpadas queimadas.

O Secretário Executivo do CIDESI, Sérgio Muller de Miranda, apresentou o funcionamento do consórcio que é formado por 13 municípios, criado com a finalidade de desenvolver atividades referentes à iluminação pública, e respondeu as dúvidas dos parlamentares.

O vereador Inspetor Juninho Linhares, que solicitou os esclarecimentos por parte da empresa, apresentou os problemas envolvendo troca de lâmpadas, relatando que “a maior reclamação dos moradores está relacionada ao longo tempo de espera para resolver o problema”, salientou.

O vereador José Eugênio comentou que em relação ao atendimento não teve problema, mas a questão é que “a empresa não troca lâmpada durante a noite, então os moradores precisam marcar o poste para os funcionários comparecerem durante o dia e efetuarem a troca da lâmpada, mas acontece que muitas das vezes essa marcação não da certo”, observou.

O Presidente da Câmara, Jorge do Ibéria, pediu para que a empresa encontre uma maneira melhor de atender a população. “Da maneira que está o povo não está satisfeito. Recebemos reclamações constantemente e acho que os responsáveis devem encontrar uma maneira melhor para resolver isto”, solicitou.

O Secretário de Planejamento, Bruno Spínola, ressaltou que a rede atual é arcaica e ainda apresentou detalhes financeiros informando que a melhoria total é complicada. Spínola também comentou sobre a campanha de divulgação feita sobre o Call Center 0800 e o número de atendimento do Whatsapp, mas com a mudança do número, houve complicações. Bruno ainda explicou a situação do horário de trabalho e atendimento por parte da empresa, alegando que devido ao consórcio, o custo de prestação de serviço é menor em comparação com outras empresas que não atuam nesta maneira.

O proprietário da Construrede, Ernani Campos Porto, detalhou o funcionamento da empresa e também respondeu as perguntas dos vereadores. “A questão é que existe um contrato e não podemos sair desta linha. De todas as prefeituras que atuamos, em Manhuaçu foi onde mais trabalhamos com instalação de luminárias. O serviço está sendo feito e hoje saio daqui com muita alegria em atender vocês”, disse.

O Sócio Diretor da Construrede, Moacir Mendonça Costa Júnior, também sanou as dúvidas dos vereadores.

NÚMEROS PARA ATENDIMENTO

A orientação é para que o usuário ligue para o disk lâmpada (0800 033 1825) ou envie mensagem Whatsapp (031 9 9222 0496) informando o endereço e o número mais próximo do poste.

DECISÃO DA ANEEL

A necessidade do município de participar do consórcio surgiu após decisão da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) de devolver aos municípios a responsabilidade sobre a manutenção da iluminação pública, o que gera ônus aos cofres municipais. O CEDESI absorveu os ativos da iluminação pública manhuaçuense, atuando em trabalhos de manutenção, expansão, instalações, dentre outros. Para isso, o Consórcio licitou a empresa Construrede, cerca de 200 mil habitantes devem ser beneficiados.

APROVADOS

Aprovado projeto de lei, de autoria da vereadora Berenice Maria Ferreira de Souza, e vereadores José Geraldo Damasceno e Rogério Filgueiras Gomes que institui e inclui no calendário de eventos e festas do município a “Festa da Colheita do Café”, no Distrito de Ponte do Silva”.

Também foi aprovado projeto de lei, de autoria da Mesa Diretora, que altera e acrescenta dispositivo na Lei nº 3.773, de 28 de novembro de 2017, que dispõe sobre o pagamento e a prestação de contas de diárias de viagens a agente político e servidor público do Poder Legislativo de Manhuaçu.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.