Portal Caparaó - Temporal de problemas em Manhuaçu: lama, barrancos, medo e prejuízos
Geral

Temporal de problemas em Manhuaçu: lama, barrancos, medo e prejuízos

28/12/2018 - Atualizado em 28/12/2018 16h44

MANHUAÇU (MG) - O temporal desta quinta-feira, 27/12, carregou lama e sujeira para diversas ruas de Manhuaçu. Em alguns locais, casas foram inundadas e tomadas pela água barrenta carregada de loteamentos e ruas sem rede pluvial. Em muitos casos, o mesmo problema se repete a cada chuva. Em outros, lugares que nunca sofreram com inundações, amargam enormes prejuízos.

No bairro Petrina, moradores das ruas Antônio Rodrigues Lomeu (Beco do Lomeu) e de algumas ruas na parte final da rua Reverendo Marcolino Lopes, ainda contabilizam os prejuízos. Em algumas casas, perderam tudo.

Segundo o registro do Corpo de Bombeiros, seis imóveis tiveram vários prejuízos. As ocorrências foram registradas no início da noite, pouco depois do período mais intenso do temporal.

Numa das casas, o morador relatou que as águas pluviais começaram a transbordar da galeria e romperam uma parede, inundando a residência em até 30 centímetros de altura. Televisão, fogão e roupas diversas foram perdidos. 

O morador contou que as águas das chuvas normalmente são escoadas aos fundos das casas e que nunca havia acontecido esse tipo de problema. Para ele, o bloqueio foi causado pelo volume de água e entulhos que vieram de um loteamento novo, acima do bairro.

Outra moradora, teve mais de 1,5 metro de água represada numa área aos fundos de casa.  

A terceira ocorrência mostra que a água se acumulou do lado de fora da casa e rompeu a janela do banheiro, invadindo e inundando toda a residência. Ela perdeu móveis e roupas.

Mais moradores relataram queda de muros, paredes que foram destruídas pela força da enxurrada acumulada. Eles relataram que nunca aconteceu problema desse tipo na rua e que, com materiais e entulho da obra acima, houve o bloqueio da galeria de águas pluviais, gerando o transbordamento e a inundação de várias casas.

Numa construção, o morador teve prejuízos com o material que estava depositado para a obra. Perdeu oito sacos de cimento e trinta de argamassa.

Uma das moradoras da Rua Reverendo Marcolino Lopes reclamou indignada dos prejuízos e teme que o problema se repita por falta de providências. “Desde que começou a obra do loteamento, tem muito tempo que venho pedindo providências da prefeitura e não fazem nada. Minha casa de baixo está lotada de barro por causa dessa água toda”.

Em outro relato, moradora do Beco do Lomeu, disse que ficou indignada com o ocorrido. “Precisamos de segurança de que não tem perigo de acontecer de novo. Muros caíram, pessoas perderam tudo. Uma falta de respeito como os moradores do Beco do Lomeu. Graças a Deus ninguém se feriu, mas teve moradora que enfrentou dificuldades para sair de casa, a força da água não permitia que ela abrisse a porta”, contou.

DESOBSTRUÇÃO

A sexta-feira está sendo de limpeza para vários moradores. A expressão de desolação no rosto resume o sentimento de quem perdeu móveis, alimentos e roupas.

Enquanto moradores contabilizam o prejuízo e tiram a lama de casa, o SAMAL e a Secretaria de Obras colocaram funcionários para tentar desobstruir a galeria de águas pluviais. Foram retiradas várias pedras, pedaços de pau e de pneus que foram carregados da parte alta para a rede. Equipe de trabalhadores da Obras também se empenhou e até um caminhão pipa foi levado para ajudar.

O temor dos moradores é que há previsão de novas chuvas e o problema pode se repetir ou mesmo agravar. O relato de quem mora nesses locais é de nunca havia acontecido algo parecido.

RUA DA CONCEIÇÃO

No bairro Coqueiro, a chuva também provocou prejuízos. Uma das moradoras acionou o Corpo de Bombeiros e registrou ocorrência.

Ela relata que entulho e materiais obstruíram a rede pluvial. Com isso, as águas foram se acumulando na parte externa da casa. Uma cozinha e todos os utensílios foram inundados.

A conseqüência da grande quantidade de água foi que a rua da Conceição e parte da rua Serafim Tibúrcio ficaram inundadas.

SAGRADA FAMÍLIA

Na rua Nelson Monteiro, no bairro Sagrada Família, moradores acionaram os bombeiros por conta de águas pluviais que se acumularam no lado externo da casa.

Depois de romper uma parede, água invadiu o imóvel destruindo todos os pertences dos moradores. Perderam guarda-roupas, sofá, roupas, televisor, duas camas, dois colchões, tanquinho, carteira com 1.500 reais e materiais de trabalho da manicure.

Na rua Olímpio Vargas, uma porção de um barranco nos fundos da residência cedeu. Atingiu uma área fora do imóvel. Os bombeiros fizeram uma vistoria e orientaram a moradora a continuar observando sinais de deslizamento ou de agravamento do problema.

BAIRRO SANTA TEREZINHA

Já no bairro Santa Terezinha, moradores estão apavorados com o risco de deslizamento de um barranco.

Segundo eles, as rachaduras permeiam um trecho da Rua Manoel Martins Xavier. Na chuva desta quinta, parte de um barranco cedeu também na área acima das casas.

ALAGAMENTOS

Em toda a cidade de Manhuaçu, o temporal causou diversos estragos. Em alguns trechos, como é repetido em fortes chuvas, houve o carreamento de lama, entulho e barro.

Trechos como o acesso do bairro São Jorge e do Alfa-Sul, na BR-262, foram tomados durante alguns minutos pela água. Após a estiagem, a situação voltou à normalidade.

Mesmo problema relatado por moradores da avenida Rômulo Sette no bairro Bom Jardim / Cidade Nova. A enxurrada tomou conta da rua.

Redação do Portal Caparaó / Carlos Henrique Cruz 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.