Portal Caparaó - Novo presídio de Manhuaçu será na Vila Cachoeirinha
Geral

Novo presídio de Manhuaçu será na Vila Cachoeirinha

22/12/2008 - Atualizado em 25/12/2008 22h10
Depois de vários levantamentos e análises, a equipe técnica da Secretaria Estadual de Defesa Social de Minas Gerais, definiu o espaço onde será instalado o presídio de Manhuaçu. O projeto do presídio apresentado é o mesmo instalado em Montes Claros. Foi apresentado ao juiz da Vara Criminal, Dr. Walteir José da Silva e Dr. Vinícius Dias Paes Ristori (Eleitoral) na manhã da última quinta-feira,dia 18, pelo delegado regional, Lourival Silva Pereira, representantes da Subsecretaria de Assuntos Prisionais e o vice-prefeito Adejair Barros. A área fica na Vila Cachoeirinha (Fazenda Palmeira), próximo a Vila Formosa. O espaço cedido pelo município oferece todas as condições que atendem as exigências da Secretaria Estadual de Defesa Social.

O vice-prefeito Adejair Barros, diz que todo o esforço foi feito pela administração municipal para viabilizar a compra do terreno, que será doado imediatamente, já que existe a previsão para iniciar a obra em março de 2009. Adjair Barros salienta a importância da instalação do presídio, com investimento de 16 milhões de reais pelo Estado, e que estará gerando 500 empregos diretos, o que certamente será mais benefício para a cidade. De acordo com o Delegado Regional, Lourival Silva Pereira, à vontade e a determinação têm sido muito grande nos últimos tempos, para a construção do presídio em Manhuaçu, que além de trazer mais segurança à sociedade, irá desafogar o trabalho da Polícia Civil. “Temos a incumbência de investigar fatos, e não ficarmos vigiando presos como acontece”,salienta o delegado regional. O projeto segue padrão de construção de presídios e infra-estrutura do que é construído nos Estados Unidos. Durante a apresentação do projeto aos juízes, também se buscou a agilidade para viabilizar toda a documentação, a ser encaminhada à SEDs para dar início às obras, e desonerar as Polícias Civil e Militar, que atualmente são responsáveis pela segurança da cadeia pública.

Investimentos

Para dar garantia de direito aos presos em vários aspectos, será feito investimento na ordem de R$ 16 milhões para a construção do presídio em Manhuaçu, dentro de uma estrutura prisional que oferecerá todas as condições para que o preso ressocialize, durante o período em que estiver sob a custódia do Estado. A estrutura vai oferecer todas as condições que a Lei de Execuções Penais exige. O projeto consta escola, consultório médico, espaço para visita íntima e as possibilidades de acompanhamento na ressocialização e o convívio com outras pessoas.

Quando perguntado sobre a situação de segurança e o medo das pessoas quando se fala em presídio, o delegado regional Lourival Silva Pereira argumenta que a comunidade poderá ficar tranqüila. “Esse argumento de falta segurança é o que vivenciamos hoje, com cadeias da região podres. Basta um empurrão, tudo vai caindo, e presos escondem nos quintais das residências. A estrutura agora é moderna e de padrão internacional”,ressalta. O preso não terá acesso, nem contato com os equipamentos e outros tipos de instalações. De acordo com assessor técnico da Subsecretaria de Assuntos Prisionais, engenheiro José Eduardo Dutra Santos para usar pia e banheiro, o preso vai apertar o dispositivo através de um buraco, que cabe somente o dedo e acionar o mecanismo. A cadeia pública de Manhuaçu não atende mais a necessidade, não oferece comodidade e abriga 130 presos. Acaba causando desgaste nos profissionais que fazem a segurança, e não contempla o que é exigido pela Lei de Execuções Penais que garante o  mínimo de conforto aos presos.

Eduardo Satil - 22/12/08 - 15:31 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.