Portal Caparaó - Polo Arqueria realiza prova esportiva em Manhuaçu
Esportes

Polo Arqueria realiza prova esportiva em Manhuaçu

18/06/2019

MANHUAÇU (MG) - Aconteceu neste domingo, dia 16/06, a primeira prova de arqueria Flint Round em Manhuaçu, promovida pelo pólo Arqueria Manhuaçu.

A prova aconteceu no espaço da Escola Municipal São Vicente de Paulo / CAIC, cedido pela direção da escola. O pólo conta com um espaço na Rua Wilson de Souza Santos, primeira rua do bairro São Vicente, próxima a BR-262, para as provas e treinamento.

O pólo Arqueria Manhuaçu é o primeiro em Minas Gerais filiado à Field Brasil, parte da International Field Archery Association. A arqueria (arco e flecha) é um esporte olímpico, embora também se pratiquem modalidades esportivas não olímpicas que utilizam réplicas dos arcos tradicionais.

Em Manhuaçu, o instrutor Oliveira de Lima Lopes é recordista na categoria Arco Recurvo Tradicional Adulto (AMT-R) e ocupa a primeira posição no ranking nacional. Além dele, o jovem Pedro Miranda Silva Magalhães, de 12 anos, é recordista na categoria Arco Recurvo Infantil Masculino (CMBH-R) e Guilherme Carvalho Fritis é recordista na categoria Arco Recurvo Jovem Adulto Masculino (YMBH-R), para pessoas de até 21 anos.

Na competição deste domingo, foram medalhistas ainda João Wesley Diogo Magalhães Filho na categoria Arco Recurvo Jovem Masculino (JMBH-R), Abel Perigolo Mól e Gilerson Henrique Pereira Júnior, na categoria Arco Recurvo Adulto Masculino (AMBH-R).

O polo Manhuaçu agradece à diretora da escola, Andréia Lima, pela cessão do espaço.

A modalidade esportiva tem conquistado novos adeptos em Manhuaçu e região. Pessoas interessadas em praticar podem contatar o instrutor Oliveira de Lima Lopes através do telefone (33) 98400-0402 .

COMO FUNCIONA

O circuito completo de arqueria compõe-se por três provas no modelo Indoor e uma no modelo Flint. No modelo Indoor, os participantes atiram 60 vezes em um alvo a 20 jardas (18,3m) de distância. No modelo Flint, a prova é mais dinâmica: as distâncias variam de 30, 25, 20, 15, 10 jardas e 20 pés (27,4m, 22,9m, 18,3m, 13,7m, 9,1m e 6,1m).

No início do ano, o pólo marca todas as provas do ano, com no mínimo 3 campeonatos no modelo Indoor e 1 campeonato no modelo Flint. Para os arqueiros, a soma dessas 4 provas define a pontuação pro ranking nacional.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.