Portal Caparaó - 2ª Vara Cível: Nova unidade em Ipanema tornará Justiça mais ágil
Geral

2ª Vara Cível: Nova unidade em Ipanema tornará Justiça mais ágil

03/07/2019 - Atualizado em 03/07/2019 08h32

IPANEMA (MG) - Os moradores de Ipanema, Pocrane, Conceição de Ipanema e Taparuba ganharam na sexta-feira, 28 de junho, uma prestação jurisdicional mais célere. É que a Comarca de Ipanema (região mineira Rio Doce) passou a contar com a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude.

A então Vara Cível passa a ter a denominação de 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais. A inauguração da nova unidade judiciária foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, e pelo juiz diretor do foro da comarca, Anderson Fábio Nogueira Alves.

A solenidade foi marcada por grande emoção e a presença maciça de autoridades dos diferentes poderes e também da população local. Em seu discurso, o desembargador Nelson Missias falou sobre a imensa alegria e conforto que sentia com a presença de tantos amigos ao instalar a 2ª Vara Cível, Criminal e de Infância e Juventude da Comarca de Ipanema.

“A instalação da comarca é importantíssima, pois significa a sua promoção à segunda entrância e a redistribuição da alta demanda processual que existe aqui. De janeiro a maio deste ano, por exemplo, segundo o Centro de Informações para Gestão Institucional do TJMG, foram distribuídas aqui 1.204 ações, foram proferidas 1.086 sentenças e 341 decisões, e realizadas 405 audiências”, ressaltou o presidente.

O desembargador Nelson Misias também frisou a imensa dedicação do desembargador Paulo Cézar Dias para viabilizar a nova vara. “Convivemos há muito tempo e sou testemunha da verdadeira veneração que o desembargador PC dedica a esta sua querida Ipanema, que não é a cidade em que nasceu, mas é a que ele adotou e que também o adotou”, afirmou.

A emoção também dominou o discurso do desembargador Paulo Cézar, que ressaltou a importância da medida para a comunidade local. Rápido e concorrido, o evento contou com a presença de prefeitos, vereadores, juízes e servidores da Justiça da região de Ipanema. Ao fim da celebração, os convidados se reuniram em confraternização.

Aumento populacional

O juiz Anderson Fábio Nogueira Alves comentou que a região tem observado um substantivo aumento populacional, o que repercute no aumento das taxas de distribuição de processos. De acordo com o juiz, a chegada de uma nova vara judicial, além ser de uma demanda antiga da região, vai contribuir para que o julgamento das ações seja mais célere na comarca.

Outro aspecto positivo destacado pelo magistrado é que agora, com varas especializadas, quem responder por elas poderá se dedicar a determinados temas, como infância e juventude ou execução de penas, o que facilita o encaminhamento dos processos.

Os processos e as ações cíveis e criminais passam a ser distribuídos de forma equitativa entre as duas varas.

Além do desembargador Paulo Cézar, prestigiaram a solenidade a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer; o superintendente adjunto administrativo, desembargador Gilson Soares Lemes; o vice-corregedor geral, Jayme Silvestre Corrêa Camargo; os desembargadores Ramon Tácio, Maurício Pinto Ferreira, Amauri Pinto Ferreira, Geraldo Domingos Coelho, Fortuna Grion, Maurício Torres Soares,  Newton Teixeira Carvalho, Marcos Lincoln, Wanderley Salgado, Alexandre Victor de Carvalho, Joaquim Herculano Rodrigues, Carlos Roberto de Faria, e as desembargadoras Cláudia Maia e Valéria Rodrigues Queiroz.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.