Portal Caparaó - Major Giovane assume comando no Colégio Tiradentes em Manhuaçu
Segurança

Major Giovane assume comando no Colégio Tiradentes em Manhuaçu

09/07/2019 - Atualizado em 10/07/2019 08h10

MANHUAÇU (MG) - O Major Giovane Carlos Nogueira de Assis assume na próxima quinta-feira, 11/07, em Manhuaçu, a função de Comandante do Colégio Tiradentes da Polícia Militar.

Em entrevista ao Portal Caparaó, o Major Giovane ressaltou que é um momento de imenso orgulho retornar para a cidade. “É o educandário onde tive o prazer de ter sido aluno e agora terei a oportunidade de trabalhar em uma das áreas mais importantes da formação do cidadão, que é a educação”.

Natural de Manhuaçu, nascido em 21 de outubro de 1977, filho de policial militar e ex-comandante do 11º Batalhão, Coronel José Pedro de Assis. Major Giovane ingressou na PMMG em 31 de janeiro de 1997, no Curso de Formação de Oficiais – CFO na cidade de Belo Horizonte. Formou-se em outubro de 2000, tendo então sido designado para trabalhar em Uberlândia no 17º Batalhão, onde trabalhou durante dois anos como Comandante de Pelotão.

Em 2002, foi convidado a trabalhar na 2ª Companhia de Missões Especiais – 2ª Cia MEsp, também com sede em Uberlândia. Naquela unidade, permaneceu por mais 4 anos, sendo 2 deles como Comandante de Pelotão ROTAM e 2 anos como Comandante do Pelotão com Cães (ROCCA). Durante esse período, participou de diversas ocorrências de alta complexidade como rebeliões em presídios, reintegração de posse, ocorrência com reféns, assalto a carros-fortes e outros, agregando assim uma grande experiência operacional.

Em 2007, foi transferido para a sua cidade natal, tendo trabalhado no 11º Batalhão como Comandante do 2º Pelotão com sede em Simonésia e Comandante do 1º Pelotão com sede em Manhuaçu. Nestas frações, atuou em diversas ocorrências proporcionando ao oficial vivenciar a realidade operacional dos destacamentos policiais.

Em 2011, foi promovido ao posto de Capitão PM e então sendo designado para ser Chefe da Seção Logística e Orçamentária (Chefe da P4) do 26º BPM no município de Itabira, Foi uma nova experiência em sua carreira profissional, atuando na área administrativa e prestando todo o suporte logístico para o desenvolvimento as atividades operacionais.

Em 2013, retornou para o 11º BPM, recebendo a missão de ser o Chefe da P4 e posteriormente, Comandante de Companhia PM, com sede em Realeza. Nesta função era responsável pelo policiamento de nove municípios e 11 distritos pertencentes ao 11º BPM.

Em 2015, foi movimentado para chefiar a Seção de Planejamento e Emprego Operacional (Chefe da P3), onde planejou operações, eventos diversos e que demandavam planejamento e envolvimento para o pleno sucesso, como carnaval, eleições, provas do ENEM, e outros.

Em 2017, foi promovido ao posto de Major PM, sendo então designado para a Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito – DMAT em Belo Horizonte, onde participou da Comissão que extinguiu a referida diretoria, e assim foram criados o Comando de Policiamento de Meio Ambiente – CPMAmb e o Comando de Policiamento Rodoviário – CPRv.

Com a criação destes novos comandos, foi designado para ser o Chefe da Seção Logística e Orçamentária do CPMAmb. Um grande desafio para o Oficial em estruturar a P4/CPMAmb, Unidade recém-criada e que seria gestora de crédito orçamentário da PMMG. Nesta nova função, o oficial passou a ter uma visão mais ampla da Instituição, uma vez que o seu trabalho incluía a gestão de recursos logísticos e orçamentários para todas as frações de meio ambiente da PM no Estado.

Durante esse período fez aquisições importantes para a atividade de policiamento de meio ambiente, tais como a compra de mais de 50 viaturas do tipo caminhonete, coletes balísticos, vários equipamentos de uso policial e materiais para suporte nas atividades do policiamento de meio ambiente, seja na atividade operacional como administrativa.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.