Portal Caparaó - Missas lembram neste domingo primeiro ano do falecimento do Padre Júlio Pessoa Franco
Geral

Missas lembram neste domingo primeiro ano do falecimento do Padre Júlio Pessoa Franco

20/07/2019 - Atualizado em 21/07/2019 06h35

MANHUAÇU (MG) - Neste domingo, 21/07, completa um ano de falecimento do líder religioso Padre Júlio Pessoa Franco. Na comunidade, foram quase sessenta anos de convivência, de conselhos e determinação do missionário, empreendedor e referência que chegou a Manhuaçu, no ano de 1959.

Neste domingo, na Paróquia do Bom Pastor haverá missa pelo 1º ano da Páscoa Eterna de Padre Júlio nos seguintes horários: 7h, 9h, e 19h na igreja matriz. Na comunidade São João Batista: 9h (Reduto), no bairro Santa Terezinha: 17h. e em Nossa Senhora de Fátima: 19h (Reduto).

Nascido em São Gotardo-MG, no dia 11 de setembro de 1930, sentiu-se chamado. Fez o curso fundamental em sua cidade natal e o Ginasial no Seminário Apostólico Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, na qual ingressou ainda garoto.

Após passar por todo o processo de formação específica da Vida Religiosa Consagrada, em 1949, fez os primeiros votos em 17 de janeiro de 1950. No ano seguinte, 1951, iniciou o curso de Filosofia: o 1º ano no Seminário Coração Eucarístico de Belo Horizonte, o 2º ano no Seminário São Rafael (da Congregação) em Dores do Indaiá e 3º ano no Seminário Apostólico de Manhumirim. Depois passou para o curso de Teologia.

No dia 06 de janeiro de 1958 foi ordenado padre por Dom José Eugênio Corrêa, bispo diocesano de Caratinga-MG. Após sua ordenação foi investido do cargo de Ecônomo Geral, Vigário Coadjutor da Paróquia do Senhora Bom Jesus do Manhumirim e Diretor do Patronato Agrícola Santa Maria. Em 1959, trabalhou como regente e professor no Educandário Sacramentino de Espera Feliz-MG, Seminário Menor da Congregação na época. Ao final do ano, depois de se preparar para o magistério e passando por Manhuaçu acabou sendo nomeado Vigário Paroquial. E daqui não mais saiu, exercendo as funções de padre, de evangelizador, de comunicador, fundador do Grupo Expansão Cultural (Rádios Manhuaçu AM e FM, jornal Tribuna do Leste, Livraria, Gráfica), construiu prédios, igrejas e outras obras sociais, empreendedor e administrador paroquial da Paróquia São Luís de Luisburgo.

TRECHO DO PROGRAMA PRECE DO AMANHECER EM VÍDEO COM FOTOS DA TRAJETÓRIA DO PADRE JÚLIO

Foram 59 anos caminhando ao lado dos paroquianos. A travessia de Padre Júlio por nossa cidade e região foi um marco de um homem, que sempre esteve além de seu tempo. De Igreja às capelas de remotos distritos, a ação católica foi pacientemente construída, em parceria respeitosa com todos os paroquianos.

É certo que um ano se passou sem sua presença, no entanto, o tempo qualitativo de sua passagem imprimiu na mente e nos corações dos paroquianos a fé, amor, união, que pode não ter sido suficiente para este servo de Deus concluir as suas metas na terra. No entanto, a sua passagem gravou na mente e nos corações dos paroquianos sentimentos de fé, harmonia, união e paz.

Eduardo Satil / Carlos Henrique Cruz

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.