Portal Caparaó - Durandé se mobiliza em torno da criação do Consep
Segurança

Durandé se mobiliza em torno da criação do Consep

01/08/2019

DURANDÉ (MG) - Na noite de terça-feira, 30/07, na Câmara Municipal de Durandé, ocorreu a primeira reunião para criação do CONSEP – Conselho Comunitário de Segurança Pública.

A atividade contou com um número expressivo de pessoas, dentre as quais autoridades municipais, representantes de classe e lideranças religiosas.

O CONSEP está instalado em diversas cidades e aprimora a relação entre Polícia Militar, Polícia Civil, PM de Meio Ambiente e sociedade. O conselho comunitário é uma entidade de direito privado, de utilidade pública, sem cunho político-partidário e sem fins lucrativos, em que os cidadãos promovem discussões e debates e adotam medidas práticas que resultam em melhoria da qualidade de vida da comunidade, especialmente daquelas pessoas que estão mais expostas a fatores de risco.

Nesta primeira reunião de implantação do conselho, estavam presentes o Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Minas Gerais de Durandé, Sargento Prata, Cabo Magalhães e Cabo Weber, representantes do poder Executivo, prefeito José Elias Rodrigues Pereira, e vice Sebastião Benfica, e representantes religiosos, Pároco Padre Marcondes e Pastores Bruno e Tavares, e membros da sociedade.

Durante a reunião, líderes religiosos fizeram uso da palavra e expuseram aos demais participantes a importância da criação do CONSEP.

O Sargento Prata, comandante do destacamento da PM de Durandé, esclareceu como se deu a iniciativa de criação do CONSEP na cidade e instruiu os participantes sobre como a entidade poderá desenvolver ações sociais.

Josafá Martins, um dos líderes do movimento, explicou quais são as condições para criação do conselho comunitário e como se dá a instalação e o funcionamento de um CONSEP e, finalmente, apresentou uma proposta de estatuto aos presentes.

 A apresentação das chapas e eleição da diretoria e dos demais integrantes acontecerá na próxima reunião, que ficou marcada para o próximo dia 20/08.

Com informações da PM e de Carlos Knaip

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.