Portal Caparaó - Atletas do Projeto TEAR conquistam três vagas para Mundiais de Tiro Esportivo
Esportes

Atletas do Projeto TEAR conquistam três vagas para Mundiais de Tiro Esportivo

03/08/2019 - Atualizado em 04/08/2019 11h13

REDAÇÃO - Após meses de trabalho, participações em seletivas e treinamentos centralizados, três atletas do Projeto TEAR conquistaram vagas nos Mundiais de Tiro Esportivo, que serão realizados no Rio de Janeiro e na África do Sul, neste mês de agosto.

A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE, confirmou as vagas para três atletas do Projeto TEAR, sendo duas vagas para carabina olímpica, na Copa do Mundo de Tiro Esportivo, a ser realizada no Rio de Janeiro, e uma vaga para rifle internacional, no Mundial de Rifle Internacional WRABF, que será realizado na cidade de Pretória, África do Sul.

COPA DO MUNDO DE TIRO ESPORTIVO – RIO DE JANEIRO

A Copa do Mundo de Tiro Esportivo será realizada entre os dias 26 de agosto a 03 de setembro, no Centro Olímpico do Rio de Janeiro. O evento é organizado pela ISSF (International Shooting Sport Federation) órgão máximo do tiro, e reúne os melhores atletas do mundo, que disputam as diversas modalidades olímpicas de tiro esportivo.

As atletas de Manhuaçu Elisângela Pereira e Brenda Pereira, mãe e filha, conquistaram vaga para disputar a modalidade de carabina olímpica.

Brenda Pereira, de apenas 15 anos, quebrou o recorde presencial de sua categoria na última etapa do campeonato Brasileiro, alcançando 552 pontos dos 600 possíveis.

Elisângela Pereira, que iniciou no tiro para acompanhar sua filha nas competições, é a 5ª colocada no ranking do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo.

“Estou muito feliz em conseguir uma vaga no Mundial e agradecida pelo apoio que recebi de muitos. Será um aprendizado, pois irei pela primeira vez em uma nova prova onde o nível dos atletas é altíssimo. Mas vou tranquila, principalmente porque minha mãe estará ao meu lado, atirando também!”, relatou Brenda Pereira.

MUNDIAL DE RIFLE INTERNACIONAL WRABF – ÁFRICA DO SUL

O Campeonato Mundial de Rifle Internacional – WRABF, será realizado do dia 03 ao dia 11 de agosto, na cidade de Pretória, Africa do Sul. O Mundial de Rifle Internacional é organizado pela World Rimfire and Air Rifle Benchrest Federation (WRABF), órgão máximo da modalidade de rifle internacional e possui a participação de 35 países, dentre eles o Brasil.

A Seleção Brasileira de Rifle Internacional embarca para a África do Sul nesta quinta-feira, 01/08. O atleta Alessandro Trevizano, de Ponte Nova, também do Projeto TEAR, integra a Seleção Brasileira.

Trevizano teve sua convocação confirmada pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE e treinou com intensidade e dedicação para fazer o seu melhor, representando o Brasil com orgulho.

Trevizano ressalta: “Essa Copa do Mundo será muito difícil, pois na África do Sul o clima é totalmente diferente e venta muito. As condições climáticas, particularmente o vento, interfere muito no resultado do impacto do tiro, que é de precisão. Mas essas intempéries faz parte da prova, e vamos dar o nosso melhor para conquistarmos o pódium e trazer medalhas para o Brasil.”

44º CAMPEONATO CENTRO BRASILEIRO DE TIRO ESPORTIVO – BRASÍLIA

Este mês de agosto os atletas do Projeto TEAR possuem agenda cheia de competições. Além dos Mundiais, os atletas também participarão da 7ª Etapa do Campeonato Brasileiro e do 44° Campeonato Centro Brasileiro de Tiro Esportivo (CENBRA), que será realizado no dia 08 ao dia 11 de agosto, em Brasília/DF.

O 44° CENBRA é realizado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) e reúne atletas dos oito estados das região Centro-Oeste e Sudeste. Concomitantemente, haverá também a 7ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo, evento que reúne atletas de todos os estados do país.

O atleta Wilson Moura, de Ipatinga, participará do evento, disputando a modalidade de pistola de ar. Wilson é natural de Caratinga e recebe o apoio da Bolsa Atleta Municipal de Caratinga, representando o município nas competições.

Wilson, além de atleta, é coordenador do Projeto TEAR, e ressalta: “É uma felicidade imensa congregarmos atletas de várias cidades no Projeto e apoiar esses atletas na conquista de seus ideais. A classificação e participação dos atletas tanto em Copas do Mundo quanto em competições a nível Nacional, é uma grande satisfação e só vem demonstrar que estamos no caminho certo!”.

A família Pereira também irá participar do CENBRA. Luciano Geraldo Pereira, chefe da família e também atleta, diz que “É muito gratificante participar de todos os eventos ao lado da sua esposa Elisângela e sua filha Brenda. Esse Mês a agenda de competições está apertada, sendo o CENBRA no próximo final de semana em Brasília, e a Copa do Mundo no fim do mês no Rio de Janeiro. Mas mesmo apertado, traremos pódiuns e medalhas!”.

O Projeto TEAR – Tiro Esportivo Adaptado de Rendimento, é desenvolvido pelo clube de tiro Guardiões do Caparaó desde 2016 em Manhuaçu, e se consagra como Projeto de Vanguarda no apoio e desenvolvimento de atletas de rendimento no tiro esportivo de diversas cidades. Foi aprovado no programa Minas Olímpica, do Governo do Estado, onde as empresas optantes podem reverter o ICMS devido ao projeto.

O Presidente do Clube de Tiro, Adolfo Silva ressalta a importância do apoio para o desenvolvimento dos atletas: “Estamos sempre buscando apoio nos diversos órgãos que assim podem fazê-lo. A participação em eventos, locais para treinar e suporte necessário para atletas olímpicos é complexo, pois além de regras rígidas há necessidade de investimento dos próprios atletas. Aproveitamos para agradecer o apoio recebido pela Prefeitura Municipal de Manhuaçu, Sicoob Credicaf de Durandé, do Conselho Municipal de Esportes de Manhuaçu, da Secretaria de Esportes de Manhuaçu, do Vereador Cabo Ferreira, do Presidente da Câmara Juninho Linhares e de toda a imprensa que sempre nos acompanha!”.

As empresas que quiserem ser apoiadoras do projeto, por meio de recursos do ICMS Estadual, podem entrar em contato com o presidente do clube.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.